Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Educação: 45 mil alunos abandonam escola na Páscoa

Quando as escolas reabrem após as férias da Páscoa, 45 mil alunos não regressam. Por ano abandonam a escola, nesta altura do ano, entre 18 a 20 mil alunos de 15/16 anos e que frequentam o 7.º ano, a que se juntam entre 20 a 25 mil alunos com 18 anos e que frequentam os 10.º/11.º anos.
A revelação foi feita pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que admitiu que “as condições sócio-económicas dos estudantes comprometem a sua permanência na escola”. Por isso, o Governo está a estudar o reforço da acção social no Secundário já no próximo ano lectivo, além da criação de bolsas ou o financiamento de transportes.
Para recuperar os jovens que abandonaram a escola e incentivar a frequência de cursos de formação profissional, o Ministério da Educação vai arrancar com duas campanhas publicitárias, no âmbito do programa ‘Novas Oportunidades’, que representam um investimento de 650 mil euros. Outra campanha será dirigida aos adultos com pouca formação.
Uma das campanhas arranca já no final de Março e tem duas fases: na primeira, figuras do desporto e do espectáculo vão dar a cara. ‘Se não tivesse estudado, não teria chegado onde estou’, é o lema. Na segunda fase, que será lançada nas férias da Páscoa, procurar-se-á atrair a procura de formação vocacional. ‘Acaba o secundário aprendendo uma profissão’ é a frase-chave. “Uma forma de atrair os alunos é mostrar a utilidade dos cursos”, disse a governante.
A última campanha, em parceria com a Associação Nacional de Municípios, terá como actores as crianças e destina-se a valorizar a Matemática, o Inglês e o Desporto Escolar. Arranca depois da Páscoa, com o mote: ‘Todos juntos podemos melhorar a Escola’. As campanhas terminam no fim do ano lectivo.

3,2 MIL MILHÕES QUALIFICAM ACTIVOS
A campanha publicitária de divulgação da iniciativa ‘Novas Oportunidades’, destinada ao público adulto, começa já. Sob o lema ‘Aprender Compensa’, arranca já e destina-se a divulgar as soluções de formação para adultos e a existência dos Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) e dos Centros Novas Oportunidades.
No último ano foram certificados mais de 50 mil adultos que não tinham o 9.º ano, estando inscritos em processos de RVCC mais de cerca de 185 mil. Segundo o Governo, serão investidos 5,8 mil milhões de euros para executar o programa ‘Novas Oportunidades’. Destes, 3,2 mil milhões serão só para a qualificação de activos.

OPORTUNIDADES
QUALIFICAR UM MILHÃO
O programa Novas Oportunidades, iniciado em Setembro de 2005, visa qualificar um milhão de activos até 2010, através do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e dos cursos de Educação e Formação de Adultos.

25 MIL MATRICULADOS
Cerca de 15 mil alunos frequentam cursos profissionais, a que se juntam mais dez mil estudantes matriculados em cursos de Educação e Formação.

270 CENTROS
Foram criados no último ano e meio 172 novos centros ‘Novas Oportunidades’, atingindo 270 centros em todo o País. Há 480 mil jovens entre os 18 e os 24 anos que não têm o Ensino Secundário concluído.

0 Responses to “Educação: 45 mil alunos abandonam escola na Páscoa”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML