Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Bacharelato em Protecção Civil no IPG

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) pode vir a ter um bacharelato em Protecção Civil, Planeamento e Emergência, vocacionado para os elementos ligados a este sector, mas aberto também ao público em geral. A proposta é da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, que deverá assinar brevemente um protocolo de cooperação no âmbito da formação e do envolvimento técnico-científico da instituição de ensino superior nalguns projectos de prevenção de fogos florestais.
Segundo Madeira Grilo, presidente da Federação, houve "total abertura para esta parceria, pois o presidente do IPG entende que as nossas propostas mais não pretendem do que a dignificação dos bombeiros, como instituição e homens que a sociedade aceita e estima". Facilitar e incentivar a frequência dos cursos do Politécnico, concedendo condições especiais para os bombeiros estudantes, é outra das sugestões apresentadas pela Federação, que reúne as 22 corporações do distrito. Os bombeiros querem ainda que o Instituto colabore na edição de uma revista técnico-científica dedicada "à ciência do tempo, dos ventos, dos fenómenos atmosféricos de prevenção do fogo e da vertente Social", acrescentou.
Por outro lado, o IPG foi desafiado a participar "activamente" no Observatório Transfronteiriço de Fogos Florestais, um projecto a desenvolver com os serviços de bombeiros e protecção civil da província espanhola de Salamanca. Em 2006, arderam no distrito da Guarda 5.369 hectares de floresta, contra 23.246 hectares no ano anterior.
A Guarda foi o município mais fustigado, com 906 hectares ardidos, cabendo-lhe ainda um saldo trágico de seis mortes no fogo de Famalicão da Serra, em Julho.

0 Responses to “Bacharelato em Protecção Civil no IPG”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML