FNE considera "inaceitável" atraso na divulgação das escolas a fechar
0 Comments Published by . on terça-feira, setembro 05, 2006 at 8:32 da tarde.A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) considerou hoje "inaceitável" que a divulgação da lista definitiva das escolas que vão encerrar este ano seja feita apenas a 15 ou 16 de Setembro, depois das aulas começarem.
Em comunicado hoje divulgado, a FNE alega que o atraso na divulgação desta lista "prejudica todo o sistema educativo e coloca inúmeras famílias e profissionais do sector num estado de ansiedade perfeitamente desnecessário".
Em declarações à edição de hoje do “Diário de Notícias”, o adjunto da ministra da Educação, António Ramos André, indicou que a lista definitiva das escolas do primeiro ciclo que vão encerrar este ano lectivo, de entre as 1460 que foram sinalizadas pela tutela e pelos municípios por terem poucos alunos, níveis elevados de insucesso ou poucas condições, será divulgada apenas no dia 15 ou 16, no final da semana em que arranca o ano lectivo.
Há escolas que ainda estão a fazer obras para criar condições para receber os alunos e só "no final da primeira semana de aulas se poderá dizer quais foram as escolas que encerraram porque também só nessa altura se saberá se as alterações ficaram prontas", explicou Ramos André.
Para a FNE, o atraso na divulgação da lista definitiva significa que "não foram reunidas as condições mínimas exigíveis para que alguns encerramentos pudessem concretizar-se a tempo do início do ano lectivo", o que revela "a incapacidade do Ministério da Educação para dar execução aos objectivos que ele próprio fixou".
"Muitos pais não sabem o que vai acontecer com os filhos e em que escola eles ficarão. Transportes e refeições também são uma incógnita para os alunos que poderão ter de sair dos estabelecimentos de ensino onde se encontram já depois do início do ano lectivo, ou eventualmente perder algumas aulas", critica a federação.
0 Responses to “FNE considera "inaceitável" atraso na divulgação das escolas a fechar”