Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Câmara de Aveiro procura parceiros para a Carta Educativa

A Câmara Municipal de Aveiro pondera a hipótese de estabelecer uma parceria público-privada para a concretização da Carta Educativa de Aveiro, um documento que está pronto desde Abril, mas que continua dependente de financiamento para a sua concretização. A Carta Educativa vai custar cerca de 25 milhões de euros e prevê a construção de 24 escolas de raiz, o encerramento de outras e a ampliação de alguns centros educativos do concelho.
"Estamos a tentar arranjar parceiros, para não pensarmos numa carta que só estará pronta daqui a 20 ou 30 anos em termos de edificado. Queremos uma coisa que esteja pronta num prazo útil de cinco ou seis anos", disse Pedro Ferreira, vereador responsável pelo pelouro das finanças, explicando o adiamento da aprovação do documento em sede de reunião de câmara e Assembleia Municipal.
"Precisamos de saber se de facto há dinheiros públicos, que percentagem de apoio é que os projectos irão receber, e o que fazer com as escolas que não fazem parte da carta educativa. E por isso estamos a pensar na hipótese, que ainda não está definida, de fazer uma parceria público-privado. Há empresas que fazem a construção dos edifícios e a manutenção e a câmara pagará uma renda. É uma possibilidade que estamos a estudar", acrescentou Pedro Ferreira.
A questão da Carta Educativa foi levantada pelo vereador do PS, Marques Pereira, durante a reunião de câmara que ontem se realizou na Escola Preparatória João Afonso. O socialista quis saber se "dez meses não é tempo suficiente para reavaliar o documento", uma vez que "este executivo recebeu um documento praticamente completo". Marques Pereira chegou mesmo a acusar a actual autarquia de "nada ter feito em relação a este assunto" e de "não se aproveitar as candidaturas aos fundos comunitários para ajudar a concretizar a carta educativa".
Em resposta Pedro Ferreira disse que se "fala que se vai apostar muito na formação, mas no que toca a verbas zero. Não posso dizer que no próximo ano vamos avançar com duas escolas se depois não há dinheiro para isso. As coisas têm de ser feitas com pés e cabeça".

0 Responses to “Câmara de Aveiro procura parceiros para a Carta Educativa”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML