Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Proposta do PSD para sistema de avaliação das escolas já foi entregue ao Parlamento

O PSD entregou hoje no Parlamento o projecto de lei que prevê a criação de um sistema nacional de avaliação das escolas do ensino básico e secundário, dirigido por uma entidade independente composta por personalidades eleitas pelos deputados.
"Presentemente, as famílias não conhecem na plenitude o que realmente se passa nas escolas dos seus filhos, nem as podem comparar com outras escolas (...). As famílias e a sociedade em geral têm direito a um sistema transparente que não esconda a realidade", lê-se na exposição de motivos entregue hoje no Parlamento.
Para combater a "clara lacuna" no acompanhamento do desempenho das escolas básicas e secundárias, o PSD propõe a criação de um sistema de avaliação "rigoroso, credível e consequente" de todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados.
Segundo o projecto de lei dos sociais-democratas, os resultados da avaliação devem ser divulgados anualmente, "nomeadamente com publicação na Internet" .
Entre os objectivos da divulgação dos resultados, o PSD aponta a possibilidade de "habilitar as famílias com informação relevante que favoreça a efectiva concretização do princípio da liberdade de escolha da escola".
Relativamente à entidade independente que deverá dirigir este processo de avaliação (a Agência Nacional para a Avaliação da Escola), o PSD defende que deve ser composta por "sete personalidades de reconhecido mérito eleitas pela Assembleia da República, através do método de Hondt".
Entre as competências da Agência Nacional para a Avaliação da Escola estão, segundo o diploma, o planeamento, coordenação, execução e interpretação dos resultados do sistema de avaliação.
A agência deverá ainda "propor as medidas de melhoria do sistema educativo que considere necessárias".
Ainda de acordo com o projecto de lei do PSD, caberá ao Ministério da Educação "assegurar as condições humanas, técnicas e financeiras" para que, "em permanência e com integral independência", a agência possa concretizar a execução do sistema nacional de avaliação das escolas.
O sistema de avaliação previsto no diploma deverá permitir "aferir os graus de desempenho das escolas nacionais em termos internacionalmente comparáveis".
A par deste diploma, e ainda na área da educação, o PSD já elaborou outro projecto de lei que consagra a liberdade de gestão das escolas, que será discutido e votado no Parlamento a 28 de Setembro, durante o agendamento potestativo (direito de um partido fixar a ordem do dia) dos sociais-democratas.
Este diploma prevê que "cada escola possa escolher as suas orientações estratégicas e no futuro definir a sua própria organização" e que os pais possam escolher livremente a escola dos seus filhos, independentemente da sua localização geográfica.

0 Responses to “Proposta do PSD para sistema de avaliação das escolas já foi entregue ao Parlamento”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML