Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Secundária D. Dinis com segurança "preocupante"

A Escola Secundária D. Dinis, na antiga estrada de Eiras, em Coimbra, foi considerada, num recente estudo da Deco Proteste, como sendo um dos estabelecimentos de ensino com um nível de segurança "preocupante". Uma análise que não deixa "alarmado" o Conselho Executivo da escola, ao referir que os problemas "não surpreendem e acabam por ser normais".
Ao JN, Augusto Nogueira, presidente do Conselho Executivo, explicou que o estudo em causa "permite avaliar a percepção de segurança sentida por alunos e professores". "Nesta escola temos problemas como em todas as outras. Cada escola tem os seus problemas", adiantou.
No entanto, fez questão de salientar que, no concelho de Coimbra, a Secundária D. Dinis "é a única escola que está situada num ermo habitacional". Por isso, reconhece que "no exterior da escola haverá problemas também devido à sua localização". "Trata-se de uma zona problemática, que envolve contextos sociais carenciados", referiu. Por outro lado, Augusto Nogueira não esqueceu a existência de "dificuldades com os transportes, pois há alunos que têm de andar a pé cerca de 1,5 quilómetros". Por tudo isso, "não surpreende que haja insegurança extramuros", diz o presidente do Conselho Executivo.
"Mas não ficámos alarmados com o estudo da Deco. Temos os problemas normais e vamos reflectir", considerou, para acrescentar que, por exemplo, "nunca houve violência nesta escola, mas também não metemos a cabeça na areia".
Augusto Nogueira recordou, aliás, que já antes deste estudo, a Secundária D. Dinis "avançou para o Sistema de Gestão Integrada, em que cada aluno tem um cartão com banda magnética que dá para tudo, entrar e sair da escola, comprar materiais e pagar refeições".
Deste modo, explicou o mesmo responsável, "todos os cerca de 400 alunos da escola terão um cartão deste tipo, pelo que nenhum deles precisa de andar com dinheiro".
De acordo com estudo efectuado pela Deco Proteste, a falta de segurança é mais notória nas imediações da Secundária D. Dinis do que no interior do recinto escolar.
Já quanto aos problemas detectados dentro e fora do estabelecimento de ensino, a sua maioria está relacionada com ofensas verbais, desaparecimento de bens e ameaças.

0 Responses to “Secundária D. Dinis com segurança "preocupante"”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML