Currículo alternativo pode reunir etnias
0 Comments Published by . on domingo, maio 21, 2006 at 3:13 da manhã."Como integrar os alunos de diferentes etnias e culturas?". Esta foi a pergunta de partida e o tema central do Seminário Nacional Educação e Cidadania, integrado no IIIº encontro da comunidade educativa de Avanca, realizado na Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz.
A questão, levantada a nível nacional, enquadra-se perfeitamente na realidade vivida naquele concelho que conta com sete agrupamentos de etnia cigana, num total superior a 200 pessoas.
Para Mário Oliveira, presidente da Federação Regional das Associações de Pais de Aveiro, é necessário ter duas ideias base, relativamente à integração de etnias e culturas. Por um lado, "os projectos educativos devem caracterizar o meio envolvente, integrando as várias etnias. Por outro lado, temos de pensar em escolas inclusivas que congreguem em si diversas etnias, culturas e alunos portadores de deficiências, proporcionando uma educação igualpara todos".
Na freguesia de Avanca existem dois agrupamentos de ciganos que têm filhos a estudar nas escolas do concelho. "Pelo que sei, a experiência tem sido muito positiva, é um trabalho de campo que conta já com dois anos de existência e com bons resultados de integração", realça Mário Oliveira. Outras conclusões deste seminário estarão disponíveis on-line, em www.frapav.org.
Programas inclusivos
O Agrupamento de Escolas de Avanca é um caso de sucesso na integração de alunos de etnia cigana, contando já com 25 crianças e jovens que, "são bem aceites pelos restantes colegas", explica a docente Alzira Costa. Estes alunos de etnia cigana contam com "apoio de grupo e apoio psicológico", fazem parte de um currículo alternativo, com um programa próprio, "que vai de encontra às suas necessidades", realça.
0 Responses to “Currículo alternativo pode reunir etnias”