Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Prova de aferição de Matemática trocou contas

Os resultados da prova de aferição de Matemática do 4.º ano não deverão ser muito animadores. A avaliar pela opinião de alguns professores e alunos, o exame foi difícil e pouco relacionado com as matérias que foram dadas nas aulas.
“O questionário respeita o espírito mas não a letra do programa. Quem faz as provas está desligado da realidade do que é dado”, disse Alcides Canelas, vice-presidente do Agrupamento de Escolas das Olaias e docente do 1.º Ciclo. Uma das questões da prova do 4.º ano é um exercício em polegadas, que não consta dos conteúdos programáticos. Alguns professores referiram que a formação contínua em Matemática que tiveram durante o ano “baseou-se mais no cálculo e agora a prova quase só trata de resolução de problemas”. Os alunos, garantiram, “até sabem coisas mais difíceis, só que saiu o que não deram”.
Quem considerou a prova “difícil, porque não saiu o que demos nas aulas” foi João Bernardo, de 14 anos, aluno do 4.º ano da Escola do 1.º Ciclo n.º 142, em Lisboa. Nicole Filipa não se mostrou preocupada com o exame. A aluna de dez anos sabe que a aferição “é para avaliar os professores, mas deviam dar os resultados para sabermos se fizemos bem”.
O balanço de seis anos de provas de aferição não é positivo. “A aquisição de competências não está a melhorar”, disse Glória Ramalho, directora do Gabinete de Avaliação Educacional. O CM contactou o gabinete da ministra da Educação para um comentário, que não veio até ao fecho da edição.

1 Responses to “Prova de aferição de Matemática trocou contas”

  1. # Blogger Unknown

    nice blog..  

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML