Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Escola do Castelo da Maia em choque por morto de aluno

U m jovem de 16 anos faleceu, ontem à tarde, na Escola Secundária do Castelo da Maia. As causas da morte só serão conhecidas depois da autópsia, mas tudo aponta para um ataque cardíaco, já que a vítima tinha antecedentes de problemas cardíacos, tendo sido operada ao coração em bebé. A consternação tomou conta da comunidade escolar, tendo o estabelecimento sido encerrado às 17 horas. Em sinal de luto, a bandeira foi colocada a meia haste.
Paulo Ramos, aluno do 9ºB, estava na aula de Projecto quando tudo aconteceu. O jovem e um grupo de alunos tinham saído da sala de aulas para fazer uma pesquisa para a disciplina, quando Paulo afirmou estar a sentir-se mal. De imediato caiu, tendo sido os colegas a prestar-lhe auxílio inicialmente.
O alerta do sucedido foi transmitido ao INEM às 15.58 horas, tendo a pessoa que ligou dado conta de um aluno que se encontrava inconsciente no recreio e, segundo a descrição, a ficar "azul". Ainda segundo a informação dada ao INEM a vítima tinha antecedentes cardíacos. Antes da chegada das viaturas à escola, foram feitas mais duas chamadas, uma às 16.02 horas, a comunicar que o adolescente estava a respirar com dificuldade, outra às 16.08 horas, a dizer que já não respirava.
À chegada da VMER do Hospital Pedro Hispano e da ambulância ao local (às 16.10 horas) havia já uma pessoa a tentar reanimar a vítima em paragem cardiorrespiratória. A equipa médica do INEM esteve cerca de uma hora em manobras de suporte avançado de vida, tendo os esforços sido inglórios já que o jovem de 16 anos acabou por falecer.
Todo o trabalho das equipas no local foi seguido de perto pelos colegas de turma de Paulo, que depois de tudo a que assistiram, entraram em estado de choque. A psicóloga do INEM também esteve na Escola Secundária do Castelo da Maia para prestar apoio aos jovens que estavam mais transtornados.
Segundo fonte do INEM, não há indícios de que o adolescente tivesse feito esforços físicos, tendo o suporte básico de vida sido iniciado prontamente. Suspeita-se que tenha sido um ataque cardíaco que vitimou Paulo mas, só depois da autópsia se poderá confirmar esta possibilidade. Segundo a mesma fonte do INEM, situações como a que ontem ocorreu, só acontecem em jovens quando já há uma anterior patologia cardíaca.
Paula Romão, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária do Castelo da Maia, explicou que o motivo pelo qual se encerrou a escola foi "para poder dar todas as condições de trabalho ao INEM, sem olhos curiosos". Paulo Romão afirmou ainda que os colegas e os professores de Paulo vão ter apoio do Gabinete de Psicologia da DREN, já a partir de hoje.
Segundo a presidente do Conselho Executivo "vai fazer-se, na escola, um luto de forma educativa e instrutiva para que todos possamos aprender a lidar com a morte".

0 Responses to “Escola do Castelo da Maia em choque por morto de aluno”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML