Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Alunos de Baião sem transporte para ir a exame

Os alunos do 9.º ano da EB2,3 de Santa Marinha do Zêzere, Baião, não têm transporte a horas para fazer os exames nacionais. Foi assim, na passada terça-feira, com o exame a Português e assim será hoje no exame da Matemática. Os autocarros só chegam à escola por volta das nove horas, mas os alunos que se submetem a exame têm de estar na escola às 8.30. A chamada é feita um quarto de hora depois. Uma da formas para resolver o problema seria contratar transporte suplementar, mas a Autarquia, que alega não ter sido informada atempadamente do problema, diz que agora não tem dinheiro para fazê-lo.
O assunto está a causar polémica na localidade, com os pais dos 94 alunos que fizeram exame a Português a verem-se na necessidade de arranjar alternativas para que os filhos cheguem atempadamente à escola.
Na EB2,3 de Santa Marinha, pelo que o JN apurou, ao contrário das demais do concelho durante o ano lectivo as aulas no período matinal, começam mais tarde, no caso às nove horas. A razão prende-se com questões de ganhos na escala dos transportes. Por exemplo, os autocarros que levam os alunos para a EB2,3 de Baião (vila) são os mesmos que levam os estudantes para a EB2,3 de Santa Marinha. O modelo já vigora há vários anos, e se funciona para as aulas ditas normais, está desajustado dos exames nacionais regidos por uma hora fixa.
A Câmara de Baião, entidade que tem a competência de pagar os transportes escolares no concelho, declina responsabilidades neste caso. "Não formos informados da situação na elaboração do orçamento. A solução da transportadora era uma duplicação em regime de aluguer para os alunos do 9.º ano que independentemente do seu número obriga a duplicação de todo o circuito, que vai para um valor de 1600 euros mais IVA. A Autarquia sugeriu ao Executivo da Escola uma concertação com as juntas, mas provavelmente assim não entendeu fazer", explicou, ao JN, Paulo Pereira, vereador com o pelouro da Educação.
O presidente do Conselho Executivo da EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere, António Loureiro, "disse não estar autorizado a prestar declarações". A presidente da Associação de Pais recusou falar sobre o assunto por telefone.

0 Responses to “Alunos de Baião sem transporte para ir a exame”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML