Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Charrua foi denunciado por amigo de há 15 anos

Fernando Charrua, professor e ex-deputado do PSD contra quem corre um processo disciplinar levantado pela directora regional de Educação do Norte, assumiu ontem à TSF que “o insulto que está nos jornais à mãe do senhor primeiro-ministro é o que está na acusação.” E descreveu o delator como “um colega” da Direcção Regional de Educação (DREN), que conhece há 15 anos, “assessor da directora regional” e que considerava seu amigo.
Ao que o CM apurou, a denúncia do alegado insulto a José Sócrates chegou aos ouvidos de Margarida Moreira pela voz do director de Recursos Humanos da DREN, António Albino. Fonte conhecedora da direcção regional, e que já trabalhou com os dois intervenientes na polémica, disse ao CM que “há um conjunto de pessoas que quer estar de bem com o poder” dentro daquela estrutura do Ministério da Educação e definiu Margarida Moreira como “uma aluna bem comportada face ao seu ministério e ao seu Governo, que está a mostrar serviço nos vários planos”. Sobre o ambiente vivido na DREN, a mesma fonte admitiu que “não existe um ambiente de saudável convívio”.
Na base do processo está a frase publicada ontem pelo CM e confirmada por fonte oficial: “Estamos num País de bananas, governado por um filho da p... de um primeiro-ministro.” À TSF, Fernando Charrua foi peremptório: “A frase que proferi nada tem a ver com a frase insultuosa que vem hoje [ontem] nos jornais. Ainda não sei quem quebrou o segredo disciplinar, mas aquilo que está na acusação é o que está nos jornais”, confirmou, ressalvando: “Não disse nada disso, nunca falei no senhor primeiro-ministro, nem ‘filho’ nem ‘da’ nem nada do género.”
Segundo Fernando Charrua, tudo não terá passado de um mero comentário partilhado entre quatro paredes com alguém que julgava ser seu amigo. “Fiz um comentário dentro de um gabinete, em privado, com um colega que conheço há 15 anos e que é meu amigo e assessor da senhora directora regional”, admitiu.
Garante ter dito uma brincadeira ao colega: “Eh pá, tu já és licenciado, mas se precisares de um doutoramento, que dá seis anos na carreira, manda- -mo por fax, nem que seja falso, porque se não for por fax não vale.”
Depois de relatar o episódio, Charrua não tem dúvidas e acusa Margarida Moreira de “perseguição política”. Ao CM, um sindicalista que foi durante anos colega de luta de Margarida Moreira definiu a directora regional como “uma pessoa frontal, que não provoca o conflito, mas também não lhe vira as costas”.
José Sócrates já lamentou a situação que desencadeou a suspensão do ex-deputado, apesar de garantir não conhecer o processo, e sublinhou que “nem o Governo, nem alguma instituição deste País deixará que alguém seja sancionado por uso do direito à liberdade de expressão”.
Cavaco Silva afirma não saber “o que o professor disse mas se foi apenas um piada em relação a um político, que é bastante comum no nosso País”, alerta para que “o mal-entendido seja esclarecido rapidamente”. O CM tentou falar com Fernando Charrua, mas este esteve todo o dia incontactável.

0 Responses to “Charrua foi denunciado por amigo de há 15 anos”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML