Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Alunos serviram sumos e bolinhos à ministra

Sem grande ansiedade, pelo menos aparente, e muito profissionalismo, foram 14 os jovens que, ontem, foram responsáveis pelo serviço de "coffee-break" e pelo Porto de Honra que tiveram lugar, respectivamente, após a abertura e o fecho do seminário internacional "As bibliotecas e a leitura no século XXI" que se realizou no Centro Multimeios de Espinho e que contou com a presença da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Vendo-os vestidos a rigor e muito concentrados a servir sumos e bolinhos à governante, ninguém diria que os jovens empregados de mesa, rapazes e raparigas com idades entre os 17 e os 18 anos, não são ainda profissionais. Mas são quase.
Tratam-se de alunos finalistas do curso de empregado de mesa e bar leccionado na Escola EB 2,3 Domingos Capela, em Silvalde, Espinho, que a ministra visitou ontem, um dos vários cursos que a escola propõe a jovens que ponderam abandonar os estudos.
Denominados Cursos de Educação e Formação, integrados na iniciativa do Estado "Novas Oportunidades", são cinco os que estão a ser levados a cabo na Domingos Capela desde 2002, tendo, este ano, 112 jovens inscritos.
Os cursos, de um ou dois anos, formam os alunos nas áreas de empregado de mesa e bar, cozinha, electricidade e assistência comercial e, no fim, dá-lhes a equivalência ao 9º ano de escolaridade. O curso de Jardinagem dá a equivalência ao 6º ano.
Segundo Ruben Pinto, director do curso de empregado de mesa e bar daquele estabelecimento de ensino, os jovens que aderem aos cursos são estudantes normalmente com percursos escolares complicados, tendo, muitos, reprovado mais do que uma vez, acabando por querer deixar a escola". "Sugerimos-lhes, então, esta via, ou seja, um curso com menos peso curricular e que lhes proporciona uma via profissional", explicou Ruben Pinto. "No caso do curso de empregado de mesa e bar, os alunos que acabam encontram muitas oportunidades de emprego e nem precisam de procurar muito longe. Metade dos 14 alunos finalistas do ano passado foram admitidos nos locais onde estagiaram, todos aqui em Espinho", contou. A Escola Domingos Capela lecciona ainda, à noite, cursos que dão a equivalência ao 4ª, 6º e 9º anos de escolaridade.

0 Responses to “Alunos serviram sumos e bolinhos à ministra”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML