Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Antigas primárias encerradas vão ter funções sociais em Guimarães


As escolas primárias que fecharam no último ano lectivo, em Guimarães, vão ter funções sociais. Uma delas vai servir para um projecto da CERCIGUI, outra para acções de formação na área do têxtil. Desta forma, a Câmara Municipal pretende preencher lacunas de serviço no concelho.
No ano passado, fecharam quatro escolas do primeiro ciclo do ensino básico, e no próximo, outros estabelecimentos serão encerrados à luz das novas directrizes do Ministério da Educação. O vereador Rui Vítor Costa, do PSD, já questionou a maioria socialista sobre o que vai acontecer aos edifícios.
"Um ano depois, ainda não há uma decisão, o que revela desperdício de estruturas que podiam ter utilidade para as comunidades a que pertencem", lamentou Vítor Costa. A vereadora da Educação, Francisca Abreu, lembrou que estão a ser estudadas propostas de ocupação das escolas.

Serviço à comunidade
"Queremos integrar naqueles espaços instituições ou serviços que prestem serviço à comunidade", afirmou, lembrando que já foram feitos contactos com todos os presidentes das juntas das freguesias que têm escolas desactivadas. De acordo com aquela vereadora, a escola do Paraíso, em Pevidém, será para um projecto da CERCIGUI. O antigo estabelecimento de ensino da Costa será convertido (pelo menos por um ano) num centro de formação do Centro Tecnológico das Industrias Têxteis e do Vestuário.
A responsável da Educação no município aludiu às "lacunas de serviço", em áreas ligadas à infância - berçários e creches - e à terceira idade. Partes do concelho, prosseguiu, "ainda não há resposta para alguns problemas sociais e culturais".
No ano lectivo de 2005/2006, em todo o país, encerraram 1500 escolas primárias por terem menos de 20 alunos e uma taxa de sucesso escolar inferior à média nacional, ou menos de dez alunos. O Ministério da Educação, no âmbito do reordenamento da rede escolar, pretende encerrar, até final deste ano, mais 900 escolas do 1º ciclo do ensino básico.

0 Responses to “Antigas primárias encerradas vão ter funções sociais em Guimarães”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML