Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Governo propõe-se aumentar em 50 por cento vagas em creches até 2009

O Governo vai aumentar, até 2009, o número de lugares em creches para atingir a meta europeia de um terço das crianças abrangidas por redes de equipamentos sociais, anunciou hoje o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social.
O anúncio de José António Vieira da Silva foi feito em Serpa, durante a apresentação do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), numa cerimónia inserida na iniciativa Governo Presente, liderada pelo primeiro-ministro, José Sócrates.
“O facto de o Governo ter fixado em 50 por cento o aumento do número de vagas em creches significa que queremos, até 2009, atingir o objectivo da União Europeia de ter cerca de 33 por cento das crianças em idade de creche cobertas por essa rede de equipamentos sociais”, explicou.
Para atingir tal objectivo, Vieira da Silva considerou o PARES como uma “peça fundamental”.
“Depois de um tempo demasiado longo de desinvestimento nesta área, foi possível lançar o PARES, que vem dotar o país de uma nova capacidade de resposta às necessidades das famílias”, sustentou.

Reduzir desigualdades é “obrigação” política
Além do apoio aos idosos e às pessoas com deficiência, o ministro destacou que a infância constitui “a primeira prioridade do programa”.
Uma prioridade reforçada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que fez questão de sublinhar ainda “o programa muito ambicioso” do Governo ao nível da construção de equipamentos sociais.
“É uma obrigação política e moral. O objectivo destes programas sociais que lançamos é que ninguém fique para trás. Não queremos um país a duas velocidades com tantas desigualdades”, declarou.
O chefe do Governo considerou que “uma sociedade mais competitiva é também uma sociedade que reduz a diferença entre os portugueses, e o papel do governo é contribuir para que todos tenham igualdade de oportunidades”.

Investimentos de 450 milhões de euros
O programa PARES, cuja segunda fase já está em concurso, prevê investimentos públicos e privados na ordem dos 450 milhões de euros.
O ministro Vieira da Silva congratulou-se ainda com a “adesão significativa” de instituições do distrito de Beja à primeira fase do programa, o que permitiu já a criação de sete novos equipamentos sociais, num investimento de três milhões euros, e a criação de 90 postos de trabalho.
Com os investimentos concretizados, o ministro afirmou que Beja poderá ser um dos primeiros distritos do país a ter um terço das crianças abrangidas pela rede de equipamentos sociais. A comitiva de José Sócrates visitou uma creche e apresentou as medidas previstas no PARES em Serpa, depois de uma visita a Mértola e de um almoço com personalidades do distrito.

0 Responses to “Governo propõe-se aumentar em 50 por cento vagas em creches até 2009”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML