Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


10% dos desempregados do concelho de Matosinhos têm licenciatura

A taxa de desemprego em Matosinhos baixou 7% nos últimos dois anos, mas a tendência não foi "amiga" dos jovens licenciados. São estes os mais afectados pela falta de trabalho, chegando a representar cerca de 10% do total de desempregados do concelho (cerca de nove mil). Os números foram divulgados, ontem, pelo presidente da Câmara, Guilherme Pinto, no final da inauguração da Loja da Cidadania no centro comercial Antiga Câmara, na Rua de Brito Capelo.
Naquele espaço funciona, agora, um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), um Tribunal Arbitral, um Espaço Internet e uma Loja do Emprego que pretende "responder a um conjunto de jovens que apostaram muito na sua formação e que não encontram emprego", afirmou o autarca.
Naquela loja, os interessados podem receber formação em novas tecnologias, línguas ou matemática. E podem também aprender a saber como apresentar-se numa entrevista ou a melhorar o visual e até a postura. A Câmara assinou um protocolo com os cabeleireiros e as lojas de vestuário da zona, para onde serão encaminhados os interessados, acompanhados por técnicos da loja do emprego.

Apoio a jovens em risco
A instalação daqueles serviços na Rua de Brito Capelo "antecede uma pequena revolução" que a autarquia tenciona fazer com vista à dinamização da artéria. Ainda este ano, garantiu Guilherme Pinto, vai ser instalado no mesmo espaço um Centro de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e um Centro de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica. Para o antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos, na mesma rua, está já determinada a instalação da Polícia Municipal. "O pior que podia acontecer era passar-se o mesmo que noutras zonas da área metropolitana e termos de fazer um plano de reabilitação especial", disse Guilherme Pinto, referindo-se à desertificação da Baixa do Porto.
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social marcou presença na inauguração e na hora do discurso elogiou o trabalho conjunto que deu origem ao novo espaço. "É uma iniciativa do município, apoiada pela Administração Central e liderada por uma associação da sociedade civil, como a ADEIMA", destacou Vieira da Silva.

0 Responses to “10% dos desempregados do concelho de Matosinhos têm licenciatura”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML