Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Adolescentes do distrito de Lisboa estão cada vez mais gordos


Falta de exercício físico aliada a alimentação tipo "fast-food" ajuda a explicar os quase 24 % de casos de excesso de peso identificados

Cerca de 35% dos alunos do 2.º e 3.º ciclos das escolas oficiais do distrito de Lisboa, com idades entre os 10 e os 18 anos, são obesos ou apresentam excesso de peso, segundo um estudo sobre obesidade juvenil, da autoria de Joana Sousa, dietista e mestre em saúde pública.
De acordo com o estudo da especialista - único do género no distrito e vencedor do Prémio Ricardo Jorge Saúde Pública 2005 - a obesidade atinge 11% dos alunos e o excesso de peso 24%. A faixa etária onde o problema é mais visível é a que se situa entre os 10 e os 12 anos. Ou seja, as crianças estão a engordar cada vez mais cedo. Para Joana Sousa, a culpa para esta realidade é do computador, da televisão e dos jogos de vídeo, actividades que despendem pouco gasto energético.
A prevalência de pré-obesidade é superior no meio urbano (24,7%) da freguesia de residência que no meio rural (19,8%), e maior no nível mais baixo da profissão do pai (26,7%) que na mais elevada (19,5%)", explicou a especialista, acrescentando que a obesidade é maior no meio rural (13,3%) que no urbano (9,7%).
"O estudo apresenta resultados preocupantes. A obesidade é um problema de saúde pública. Têm de ser eliminadas das cantinas as comidas tipo fast-food. As crianças de hoje são os adultos de amanhã, com as implicações que isso tem em termos de saúde pública", afirmou, ao JN, a autora do estudo, que questionou, pesou e mediu 2800 alunos.

Pais "fiscalizam" ementas
António Castela Fernandes, presidente da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (FERLAP) entende que o Ministério da Educação deveria ser mais audaz e "introduzir parâmetros de restrição da oferta alimentar não saudável no interior das escolas", e que "seria útil haver grupos de alunos voluntários que apoiados, promovessem acções de marketing e sensibilização". António Castela Fernandes sublinha que as associações de pais têm promovido debates. Conta que no Colégio Álvaro Vidal/CEBI de Alverca está a ser preparada uma acção com a equipa de Isabel do Carmo, onde um pai acompanha a comissão de ementas. O responsável avança, no entanto que o êxito de iniciativas deste género está sempre dependente "da resistência dos órgãos de gestão das escolas em abandonar preconceitos tipo 'se não comerem aqui, vão comer lá fora'".

0 Responses to “Adolescentes do distrito de Lisboa estão cada vez mais gordos”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML