Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Primárias do Aleixo e da Lomba entre as mais degradadas


As escolas do Aleixo, no bairro com o mesmo nome, no Porto, e da Lomba, na freguesia de Guifões, em Matosinhos, são dois exemplos do que não deve ser uma primária. Os dois estabelecimentos de ensino, "construídos na lógica de pré-fabricação", apresentam problemas de estrutura agravados por falta de manutenção. Aquelas duas escolas são as que se encontram em pior estado nos dois concelhos, segundo Rui Braz Afonso, coordenador de um projecto de investigação sobre o parque escolar do Porto e de Matosinhos apresentado, ontem, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
"São estruturas com menores custos e de rápida montagem, mas que necessitam de mais manutenção. Se não forem cuidadas, deterioram-se", explicou, no final do encontro, o arquitecto, acrescentando que, no caso da EB1 do Aleixo, até o espaço do recreio está "muito degradado".
Note-se que, em 2004, a Câmara do Porto propôs o fecho da Escola do Aleixo, mas o pedido não foi atendido pelo Ministério da Educação. Defendendo a abertura do bairro à cidade, a autarquia argumentava que crianças do Aleixo deviam estudar fora do aglomerado para poderem ter novas experiências.
No que respeita a Matosinhos, a EB1 da Lomba está sinalizada como uma escola que necessita de intervenção. De acordo com a autarquia, estão previstas obras de requalificação exterior naquele estabelecimento, mas o plano está ainda em fase de projecto.

Diagnóstico actualizado
Na hora de avaliar os estabelecimentos de ensino dos dois concelhos, Rui Braz Afonso dá melhor "nota" a Matosinhos, pelo trabalho que a Câmara vem de-senvolvendo há vários anos. "Sempre cuidou melhor do seu parque escolar e sempre com a preocupação de que a escola servisse a comunidade".
Sobre o Porto, o responsável admite que os primeiros resultados, em 2003, o surpreenderam "pela negativa", mas faz questão de elogiar o trabalho realizado pela autarquia nos últimos três anos. Presente no colóquio, o vereador da Educação da Câmara do Porto, Vladimiro Feliz, considerou que "se o estudo fosse feito hoje, a análise seria outra".
Rui Braz Afonso não concorda. O arquitecto garante que o diagnóstico aos estabelecimentos de ensino foi actualizado em Maio de 2006 e que as empreitadas previstas para depois dessa data eram já conhecidas pelos autores do trabalho.

0 Responses to “Primárias do Aleixo e da Lomba entre as mais degradadas”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML