Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Universidades do Minho e Vigo unem-se para projectos ibéricos

A Universidade do Minho e a congénere galega de Vigo criaram o primeiro centro europeu de excelência transfronteiriço da Península Ibérica, com o objectivo de espoletar energias entre ambos os lados da fronteira e amplificar o debate sobre questões europeias. O centro foi ontem apresentado na UM, pelos dois professores com a cátedra "Jean Monnet", uma das exigências para a criação do centro. As primeiras iniciativas passam pela criação de um mestrado, um curso de Verão e a publicação de um livro pelo "Eixo Atlântico".
Luís Filipe Lobo Fernandes, pró-reitor da UM, salienta que o centro de excelência tem três objectivos "Conferir visibilidade a recursos científicos e materiais sobre a integração europeia; desenvolver sinergias dos recursos disponíveis e ter repercussões local e regional através de um debate sobre a construção europeia".
Aliás, a questão da sociedade civil foi um dos pontos mais focados pelo pró-reitor da UM "Há um diferente desempenho entre as duas regiões, bastando para isso olhar para o PIB: na Galiza é de 80%, no Norte de Portugal é de 59%. Por isso é que digo que a Espanha, e mais concretamente a Galiza, é um teste à capacidade dos portugueses".
O mestrado em políticas comunitárias, desenvolvimento e cooperação transfronteiriça é, segundo o professor da Universidade de Vigo, Luis Dominguez, "único na Península Ibérica e vai servir para consolidar o conhecimento de problemáticas europeias comuns e já estava incluído na candidatura apresentada à União Europeia para a criação do centro de excelência". Para o docente galego, "é assim que se caminha para tornar as duas regiões mais competitivas e que deixem de fazer parte das regiões de convergência já em 2007". As inscrições estão abertas até 10 de Outubro através da internet e o curso vai realizar-se na Universidade de Vigo. Também o ensino on-line está a ser organizado para arrancar em breve.

0 Responses to “Universidades do Minho e Vigo unem-se para projectos ibéricos”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML