Realidades-43: Bebés nascidos de cesariana correm mais riscos de morrer
0 Comments Published by . on terça-feira, setembro 12, 2006 at 12:50 da manhã.Os bebés que nascem por cesariana têm quase três vezes mais probabilidades de morrer no primeiro mês de vida do que aqueles que nascem de parto natural. Esta foi a conclusão a que chegou um grupo de investigadores norte-americanos, que analisou os casos de mortalidade neonatal em 5,7 milhões de partos, entre 1998 e 2001 nos Estados Unidos. Os investigadores compararam o risco de mortalidade nos bebés nascidos de cesariana primária e de parto natural (entre as 37 e as 41 semanas de gestação), em mulheres a quem não tinham sido identificados quaisquer riscos médicos.
E concluíram, segundo refere o estudo publicado nos EUA, no jornal The Birth, que a taxa de mortalidade dos bebés nascidos por cesariana foi de 1,77 por cada mil bebés vivos, ao passo que, no caso dos bebés nascidos de parto vaginal, o número de mortes foi de 0,62 por cada mil. Mesmo depois de ajustados os resultados tendo em conta as diferenças sociais e médicas entre as mulheres, os investigadores concluíram que o risco de os bebés nascidos por cesariana morrerem é quase três vezes superior ao dos que nascem por parto natural.
"O esforço feito durante o trabalho de parto é uma importante fase do nascimento porque prepara o bebé para respirar e para sobreviver fora do útero", explica Marian MacDorman, do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, o investigador que chefiou o estudo. O especialista esclarece que durante o trabalho de parto são libertadas hormonas que vão estimular o normal funcionamento dos pulmões do recém-nascido, o que não acontece nas cesarianas.
James Walker, porta-voz do Colégio de Obstetrícia e Ginecologia britânico, já veio, entretanto, alertar as mulheres para que não fiquem "alarmadas" com o resultado do estudo, sustentando que o risco de morte nas cesarianas "é ainda relativamente pequeno". "Mas existe e as mulheres têm que estar informadas", avisou o especialista, numa altura em que o recurso às cesarianas ganha cada vez mas terreno nas sociedades modernas.
0 Responses to “Realidades-43: Bebés nascidos de cesariana correm mais riscos de morrer”