Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Duas línguas estrangeiras no 1º ciclo

O Parlamento Europeu (PE) defende a obrigatoriedade do ensino de duas línguas estrangeiras no primeiro ciclo em todos os Estados-membros, num relatório que salienta Portugal como um dos países que inclui as questões europeias nos currículos escolares.
Num documento redigido pela Comissão da Cultura e Educação do PE a ser votado terça-feira, o deputado britânico Christopher Beazley considera que o aspecto linguístico pode ser fundamental para o reforço da dimensão europeia, «sendo a competência em línguas estrangeiras parte de um conjunto básico de aptidões de um cidadão europeu que viva, estude e, de um modo geral, circule na União Europeia».
«O Parlamento Europeu exorta os Estados-membros a promoverem a divulgação do multilinguismo mediante uma política de ensino de línguas que abarque uma gama de idiomas mais alargada do que a que é ensinada actualmente e que estabeleçam, nos seus programas escolares, o ensino obrigatório de, pelo menos, duas línguas estrangeiras desde a mais tenra idade», lê-se no documento.
Por outro lado, admitindo os obstáculos e dificuldades dos professores no ensino das questões europeias nas aulas, entre os quais a falta de materiais informativos e pedagógicos actualizados e de qualidade, o texto realça que «a União Europeia tem a obrigação de auxiliar neste esforço».
Quanto aos professores, deverão ser promovidos cursos de formação «susceptíveis de proporcionar a indispensável compreensão de temas relacionados com a Europa, que lhes permitam completar o ensino da consciência nacional e local com uma dimensão europeia».
O documento considera ainda que os sistemas educativos deveriam assegurar que, no final do ensino secundário, os alunos dispusessem do conhecimento e das competências de que necessitam enquanto cidadãos e membros da União Europeia.
Portugal é salientado como um dos países comunitários onde «o lugar ocupado pela dimensão europeia no sistema educativo encontra-se bem estabelecido, podendo assumir a forma de uma obrigação ou de um requisito fundamental».

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