Secretário de Estado adjunto da Educação defende autonomia das escolas
0 Comments Published by . on segunda-feira, junho 05, 2006 at 9:50 da tarde.As escolas devem utilizar e explorar a sua autonomia como forma de prevenir o abandono escolar e promover o sucesso, defendeu hoje o secretário de Estado Adjunto da Educação, Jorge Pedreira, num simpósio no Porto.
"Há uma tradição de centralização e as escolas estão pouco habituadas a usar a sua autonomia", lamentou Jorge Pedreira na abertura do simpósio "Regionalização da Educação".
Para Jorge Pedreira, a prevenção do abandono escolar tem de ser feita a nível local e em colaboração com várias entidades, nomeadamente as autarquias, as associações empresariais e instituições de solidariedade.
"Se queremos melhorar a educação em Portugal é necessário que a escola se abra cada vez mais à comunidade, sem receios".
"A intervenção dos pais e das instituições locais são essenciais para conseguir reduzir o insucesso e o abandono escolar", através, nomeadamente, da criação de um modelo que corresponda às necessidades dos jovens.
A Associação Nacional de Professores (ANP, que organiza a iniciativa), através do seu presidente, João Gancho, defendeu um reforço das competências a nível regional e local para que tenham capacidade para “dar sustentabilidade às políticas educativas e às dinâmicas decorrentes dos projectos educativos das escolas, tornando efectiva uma cultura de proximidade".
"Estamos afinal a propor a concretização da ideia de um sistema educativo nacional, local e regionalmente administrado e que poderia muito bem ser materializado num `Lei de autonomia do ensino não superior´".
João Gancho considerou que está a ganhar cada vez maior expressão um sentimento colectivo de desgaste do estatuto profissional e social da classe e de diminuição da importância do papel que lhe cabe.
No simpósio "A regionalização da Educação" participam 200 professores de todos os graus de ensino, autarcas e especialistas na área da educação, responsáveis da administração educativa local e regional, dos mais diversos pontos do país.
0 Responses to “Secretário de Estado adjunto da Educação defende autonomia das escolas”