Opinião: Eu quero avaliar
0 Comments Published by . on segunda-feira, junho 05, 2006 at 12:48 da manhã.Vai para aí uma grande discussão, sobretudo entre professores, sobre a proposta da ministra da Educação de também os pais serem chamados a avaliar os docentes. Que não têm qualificações para isso, que vai fazer com que os professores ajam de forma defensiva passando toda a gente, que é um ataque aos professores.
Maria de Lurdes Rodrigues faz parte de um Governo que, face às circunstâncias de um défice enorme, tem que fazer o que pode para controlar as contas. E como grande parte das despesas do Estado são salários de professores, médicos e militares, é evidente que estas classes estão descontentes. Os médicos devem ser os próximos...
Mas eu, como pai, devo poder participar na avaliação da escola e dos professores. Não ignoro os perigos, que existem, mas toda a gente percebe que as escolas têm que mudar. E não são só as nossas – em França, ou na Inglaterra, fruto das teorias que intoxicaram a Europa nos anos 70 e 80, o problema é substancialmente igual.
Os professores dedicados não devem ter medo. Porque de certeza que eles não acham que um professor que falta com as justificações mais pusilânimes, ou que está mal preparado, deva ocupar o seu lugar. A culpa é de quem os deixou entrar no sistema, mas isso é outra história.
Manuel Queiroz, Subdirector do Jornal Correio da Manhã
0 Responses to “Opinião: Eu quero avaliar”