Prémio de 500 euros para alunos de 18 anos
0 Comments Published by . on quarta-feira, junho 07, 2006 at 12:22 da manhã."Estou muito grato. Nunca pensei que a dedicação ao estudo, uma das minhas prioridades, fosse premiada. Espero continuar a merecer esta distinção, pela vida fora, e fazer bom uso dinheiro que me deram. Para já, estou a pensar numa viagem Inter-Rails quando acabar o 12.º ano", confidenciou ao JN.
Natural do Porto, mas a residir em Viseu desde os três anos de idade, Pedro Santos quer enveredar por um curso superior na área da investigação genética. Até lá, garante que vai continuar a conviver com os amigos, a ouvir boa música e jogar no computador. Sem esquecer o estudo. "A média de 18 que me valeu um prémio, deve-se a pelo menos a 10 horas de estudo por semana", reconheceu.
Apesar da distinção, Pedro Santos considera que há "muito bons alunos" na Escola Secundária Emídio Navarro. A prová- -lo está a atribuição, ontem, de duas dezenas de diplomas de mérito a outros tantos estudantes (dos ensinos diurno e recorrente) que se distinguiram, no mesmo ano e período lectivo, pelas notas elevadas que obtiveram.
Instituição singular
O presidente do Conselho Executivo da escola, António Correia Cabral, considerou que o prémio pecuniário e os diplomas de mérito atribuídos no âmbito da Fundação Francisco Ribas de Sousa pretendem ser um "estímulo" para a comunidade discente. "Os bons alunos são um exemplo. São um referencial importante para os colegas e os melhores embaixadores da nossa escola", declarou.
A Fundação Francisco Ribas de Sousa, uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) existente na Escola Secundária Emídio Navarro, em homenagem ao antigo mestre e director que lhe deu nome, é considerada um "caso singular" a nível nacional.
"É uma IPSS criada no âmbito do Ministério da Educação e reconhecida pela Direcção-Geral dos Ensinos Básico e Secundário. Uma instituição que, desde 19 de Janeiro de 1993, tem desempenhado um meritório papel e inegável contributo em prol dos alunos mais desfavorecidos desta escola", salientou o presidente do conselho executivo.
Além de apostar no exemplo dos bons alunos, a Fundação Ribas de Sousa tem, segundo António Correia Cabral, impedido, com o seu contributo, "o abandono precoce da escola por parte de alguns estudantes".
Antes da cerimónia, participada por centenas de alunos, uma sessão cultural revelou que a Secundária Emídio Navarro motiva os estudantes para a prática de actividades extracurriculares como teatro, música, dança e ginástica.
0 Responses to “Prémio de 500 euros para alunos de 18 anos”