Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


100 exames e 60 disciplinas em causa

"É um trabalho muito importante e exigente, que acompanho com especial atenção. Precisamos de garantir aos alunos e aos professores que os exames correm bem", referia, ontem, a ministra da Educação.
Em comunicado, o Ministério enfatizava a especial exigência para as escolas públicas na preparação desta época de exames. A razão prende-se com a reforma do Ensino Secundário encetada em 2003, que, como era expectavel em época de transição, levou à coexistência de alunos de 11.º e 12.º a cumprir quadros curriculares diferentes. Há disciplinas novas e outras que desaparecem ou mudam a sua extensão no calendário (anuais, bienais ou trienais).
O resultado é um total de 60 disciplinas e cerca de uma centena de provas nacionais de exames diferentes. O ano lectivo 2005/06 é o primeiro em que se realizam exames nacionais de 12.º correspondentes à reforma de 2003.
"As escolas têm de estar atentas e prevenir quaisquer tentativas de perturbar os exames, que representam a finalização de um ano lectivo, tanto pelos alunos como pelos professores", alertou a ministra.
"Precisamos de melhorar a escola pública e os resultados dos nossos alunos. Tem de ser um objectivo comum", respondeu, após ter sido questionada sobre a necessidade de ter os professores mobilizados para as reformas em curso.
Ontem mesmo, a Confederação Nacional das Associações de Família, mostrou-se contrária ao projecto do Ministério de avaliação dos professores pelos pais.

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