Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Escolas de Matosinhos precisam de obras urgentes


A maioria das escolas EB 2/3 e secundárias de Matosinhos necessita, "com urgência", de obras de manutenção, "absolutamente inadiáveis", da responsabilidade da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). A "generalidade" daqueles estabelecimentos de ensino apresenta "acentuada degradação, colocando, em muitos casos, problemas de segurança", alerta a Carta Educativa Municipal, que hoje será apresentada pelo presidente da autarquia, Guilherme Pinto. Infiltrações de água, degradação das paredes, caixilharia deteriorada e pavilhões desportivos desgastados foram os principais problemas identificados.
A "situação educacional" de Matosinhos foi radiografada. E, além da deficiente manutenção das escolas da responsabilidade da DREN, o diagnóstico aponta carências à rede de pré-escolar no concelho. Nesse sentido, a autarquia propõe-se construir 30 novas salas (entre 560 e 700 lugares) para crianças dos três aos cinco anos, distribuídas por oito freguesias (Custóias, Guifões, Leça da Palmeira, Leça do Balio, Matosinhos, Perafita, S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora).

Investimento de 25 milhões
Em estabelecimentos que são da sua responsabilidade, a Câmara prevê investir 25 milhões de euros num período de quatro anos (cinco milhões já foram gastos). À construção de novas salas para o pré-escolar somam-se intervenções em jardins-de-infância (requalificação e criação de novas salas) e empreitadas de remodelação, de ampliação e de construção de escolas primárias.
Assegurar que todas as crianças têm acesso à rede de ensino pré-escolar e criar condições para que, nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico, cada sala disponível corresponda a uma turma e a um ano de escolaridade são dois dos objectivos a que se propõe o município, na Carta Educativa.
O documento explicita que deverão nascer cinco novas escolas primárias (todas com salas destinadas a jardim-de-infância) duas em Matosinhos, duas em Leça do Balio e uma em Leça da Palmeira. Outros 27 estabelecimentos de ensino primário sofrerão obras de remodelação ou de ampliação.
"Pretende dotar-se as escolas com as condições didácticas necessárias a um bom desempenho, nomeadamente com bibliotecas/centros de recurso, sala polivalente, sala para as novas tecnologias de informação e comunicação, salas para alunos com necessidades educativas especiais (uma por freguesia), sala de docentes, sala para a associação de pais e gabinetes de atendimento", garante a Câmara de Matosinhos.
Na proposta que levará à reunião do Executivo, Guilherme Pinto assinala que as empreitadas de criação de "novos equipamentos educativos" poderão ser alvo de candidatura ao Quadro de Referência e Estratégia Nacional, mas recorda que esse eventual apoio de fundos europeus "está dependente da existência de uma Carta Educativa Municipal, homologada pelo Ministério da Educação".
Após a aprovação do Executivo, a Carta Educativa terá de passar, ainda, pela Assembleia Municipal de Matosinhos.

Escolas substituídas em Leça do Balio
A escola a construir no Padrão da Légua vai substituir a primária do Monte da Mina, enquanto o futuro estabelecimento de Leça do Balio/Nascente vai substituir a EB1 de Santana.

Alunos que vão mudar de escola
Algumas escolas vão sofrer obras de ampliação para acolher os alunos provenientes de outros estabelecimentos. Em Lavra para a EB1 de Cabanelas vão os da EB1 de Paiço. Leça do Balio: para a EB1 de Araújo vão os da EB1 de Agra. Matosinhos: para a EB1 Augusto Gomes vão os da EB1 do Bairro dos Pescadores.

Intervenções em 12 jardins-de-infância
São 12 os jardins-de-infância que terão obras de melhoramento nº1 de Custóias, Lomba e Monte Ramalhão, em Custóias; Angeiras e Agudela, em Lavra; nº1 (Florbela Espanca ), nº 2 (Junta de Freguesia) e Amorosa, em Leça da Palmeira; Matosinhos e Florbela Espanca, em Matosinhos; Guarda e Ribeiras, em Perafita.

Mais 28 salas de pré-escolar
Serão construídas novas salas em Custóias (4), Guifões (2), Leça da Palmeira (2), Leça do Balio (6), Matosinhos (4), Perafita (2), S. Mamede de Infesta (4) e Senhora da Hora (6).

0 Responses to “Escolas de Matosinhos precisam de obras urgentes”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML