Direcção Regional promete mais segurança na escola do Lumiar
0 Comments Published by . on segunda-feira, junho 12, 2006 at 8:36 da tarde.O director regional de Educação de Lisboa, José Leitão, disse hoje que vai ser reforçada a segurança da Escola Básica Um São Gonçalo, no Lumiar, em Lisboa, que hoje esteve encerrada em protesto contra a agressão de um professor ocorrida sexta-feira.
José Leitão explicou que esteve reunido com os professres da escola e com o sindicato e que ficou decidido um reforço dos meios, já a partir de quarta-feira, até ao final do ano lectivo.
A Escola S. Gonçalo, no Lumiar, está hoje encerrada por decisão dos professores, depois de uma professora ter sido agredida sexta-feira por um casal familiar de um aluno do estabelecimento que tinha sido admoestado pela docente.
De acordo com o director da Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), o reforço de segurança será feito através de um guarda do Gabinete de Segurança do Ministério de Educação, que se juntará a outro que a escola já dispõe.
"O guarda do ministério ficará à disposição da escola, para aquilo que considerar necessário", disse. Na reunião da manhã de hoje foram ainda abordados aspectos para melhorar a articulação entre a escola, pais e comunidade envolvente.
Questionado sobre outras situações de violência física e verbal na escola, o director disse não ter conhecimento, crescentando que se houve algum problema, a própria escola resolveu-o, dado que não foi participado à DREL.
Os professores que hoje encerraram a escola disseram à Lusa que os casos de violência contra professores são comuns e culpam os familiares pela indisciplina dos alunos. A Escola Básica 1 de S.Gonçalo tem cerca de 12 professores, quatro educadores de infância e cerca de 230 alunos no jardim-de-infância e no primeiro ciclo do antigo básico (antiga primária).
0 Responses to “Direcção Regional promete mais segurança na escola do Lumiar”