Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Concurso para professores no estrangeiro abre até dia 23

O secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, anunciou hoje, na Assembleia da República, que o concurso para a colocação de professores no estrangeiro vai abrir até ao próximo dia 23 de Junho.
"O concurso para contratação vai abrir até dia 23, o que permite ter resultados mais cedo do que no ano passado", afirmou Jorge Pedreira na Comissão de Educação, onde hoje foi ouvido juntamente com a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Os deputados quiseram ouvir o secretário de Estado relativamente às alterações que o Ministério da Educação está a preparar nas regras do ensino do português. O fim do destacamento de professores, que passarão a ser contratados, e a transferência da tutela do ensino do português no estrangeiro para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, ficando o Ministério da Educação com a vertente pedagógica, são as principais novidades.
"A contratação supria, no ano passado, parte das necessidades. Este ano vai suprir todas", afirmou o secretário de Estado, para quem a "ideia de que os professores destacados são sinónimos de qualidade é uma ideia falsa. Muitas vezes, são os professores mais jovens e contratados os mais empenhados".
Na altura, Jorge Pedreira garantiu que "não vai haver redução do número de professores ou do número de horários". O secretário de Estado justificou a necessidade de fazer alterações nas regras do ensino do português no estrangeiro por a actual situação ser "completamente desajustada" e o esforço do Estado não ter "tradução nos resultados".
"O ensino do Português não pode continuar a ser apenas um ensino para as comunidades. É fundamental apostar na certificação do Português no estrangeiro, o que permitirá não apenas dirigir-se a luso-descendentes, mas a todos os estrangeiros que queiram aprender Português", defendeu. "Por isso, Governo entendeu que a regra da contratação deve ser o regime normal e é isso que vai acontecer já este ano", acrescentou.
O deputado do PSD eleito pela Emigração, Carlos Pereira, criticou a altura escolhida pelo Governo para proceder às alterações das regras do ensino do português no estrangeiro e exigiu "garantias absolutas" de que o próximo ano lectivo vai correr bem.
"Estamos a sete semanas do início do ano lectivo e ainda não está preparada toda a legislação. Neste momento, já há danos irreparáveis".
Carlos Gonçalves considerou que "o «timing» é muito curto, o que pode ter resultados muito nefastos", sublinhando que "isto não é forma de melhorar o ensino do português no estrangeiro". "Andamos a pedir a países como a França ou a Alemanha que dêem mais atenção ao ensino do português, quando a sete semanas do início do ano lectivo se está ainda a preparar matéria legislativa, que tem de entrar em vigor a 1 de Agosto", acrescentou.
O secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, prossegue hoje a ronda de negociações com os sindicatos relativamente às novas regras do ensino do português no estrangeiro, estando agendada para hoje uma reunião com a Associação Sindical dos Professores Licenciados.

0 Responses to “Concurso para professores no estrangeiro abre até dia 23”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML