Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Oferta de Cursos Profissionais aumenta seis vezes

O número de turmas de ensino profissional, que permite o prosseguimento de estudos superiores mas que visa sobretudo a inserção no mercado de trabalho depois de concluído o secundário, vai passar das actuais 72 para 449.
O aumento, superior a 500 por cento, é anunciado hoje em Alverca, na Secundária Gago Coutinho, pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, durante a apresentação da rede de ofertas de nível secundário disponíveis no próximo ano lectivo.
A aposta na diversificação de possibilidades de escolha para os jovens que estão com dificuldades em concluir o ensino básico regular ou com baixas qualificações passa também pelo aumento da oferta dos chamados "cursos de educação e formação": aumentam de 1031 para 1295.
Estes cursos destinam-se preferencialmente a jovens com 15 ou mais anos, em risco de abandono escolar ou que deixaram de estudar sem concluir o secundário. Para além da certificação de estudos, conferem uma qualificação profissional.
A par da disponiblização de alternativas que possam corresponder melhor aos interesses dos alunos, a ligação das novas ofertas às necessidades de formação do meio social e económico local, aproveitando os recursos existentes à volta das escolas, é outra das estratégias que o Governo quer ver generalizadas no âmbito do programa Novas Oportunidades. Qualificar um milhão de trabalhadores e aumentar o número de jovens a seguir cursos técnicos e profissionais são os compromissos assumidos para 2010.
É neste objectivo que se insere o curso de Técnico de Manutenção Industrial/Aeronaves, que se estreia em Setembro e resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em colaboração com a Ogma, Indústria Aeronáutica de Portugal SA (localizada em Alverca) e a escola secundária local.
O protocolo é assinado hoje e prevê a formação de 30 jovens, potenciais futuros técnicos da Ogma, que contarão com a colaboração das oficinas, em termos de instalações e de técnicos que vão dar assistência aos professores da Gago Coutinho.
Depois de terem sido assegurados quase exclusivamente por instituições privadas, os cursos profissionais estrearam-se nas escolas secundárias públicas em 2004/2005, por decisão do ex-ministro da Educação David Justino, com a criação de 30 turmas.

Quinhentas páginas de informação
O número não parou de crescer desde então, mas a maioria da oferta continua a ser assegurada por escolas privadas. E continuou a ser insuficiente: estima-se que em 2003 mais de dez mil candidatos tenham ficado de fora. As taxas de insucesso dos cursos profissionais, criados em 1989 e que conferem um certificado de conclusão do secundário e um diploma de qualificação profissional, são inferiores às apresentadas pelos alunos dos cursos gerais e tecnológicos e as taxas de empregabilidade são, em geral, elevadas.
Para que professores, psicólogos e orientadores escolares, jovens e adultos tenham ideia de todas as ofertas de formação de nível secundário existentes, públicas e privadas, da responsabilidade da Educação ou do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, os dois ministérios produziram um guia de acesso, disponível a partir de hoje no endereço electrónico www.novasoportunidades.gov.pt.
A informação será actualizada nesse site, já que parte dos cursos profissionais que vão começar em Setembro ainda estão sujeitos a aprovação. Para além da Internet, o guia pode também ser consultado em papel.
O documento de quase 500 páginas, organizado por distritos, vai ser distribuído por escolas e centros de formação, contendo todos os cursos já confirmados - artísticos especializados, científico-humanísticos, tecnológicos, de aprendizagem, de educação e formação de jovens e adultos, ensino recorrente e profissionais -, centros de reconhecimento de competências, instituições públicas e privadas que os oferecem, duração, habilitações exigidas e qualificações atribuídas.
O Governo acredita tratar-se de "um instrumento fundamental de apoio à orientação escolar e profissional" e que possibilitará "escolas mais diversificadas, mais informadas e adequadas".

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