Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Vieira de Leiria: alunos proibidos de usar pavilhão devido a suspeitas de amianto

Os alunos do agrupamento de escolas de Vieira de Leiria estão proibidos de utilizar o pavilhão gimnodesportivo, que os professores dizem ter amianto na cobertura.
"Os professores, quando chegavam de manhã, viam o pavilhão limpo, mas estavam partículas a brilhar" que pareciam "restos de amianto", afirmou à Lusa a presidente do Conselho Executivo do agrupamento, Lígia Pedrosa. "Já no ano passado, entrámos em contacto com a Câmara por causa disto. Como no Verão não foram feitas obras, os professores voltaram a alertar para o problema", explicou a docente.
Nesse sentido, a escola solicitou análises ao teor de amianto à delegada de saúde e, enquanto os resultados não forem conhecidos, Lígia Pedrosa não admite voltar a autorizar aulas de educação física no pavilhão. Por enquanto, os alunos praticam desporto nos campos ao ar livre e utilizam balneários de uma das escolas até que o assunto fique resolvido.
"No nosso caso, o ministério já mudou o telhado das escolas" por causa do amianto e "não faz sentido que o pavilhão continue assim", considerou a presidente do Conselho Executivo.
O pavilhão foi construído pelo Ministério da Educação no final da década de 80, antes de as coberturas de amianto terem sido proibidas devido aos riscos para a saúde, e é agora da responsabilidade da Câmara Municipal, que promete actuar caso se confirmem níveis perigosos.
A autarquia "vai resolver o problema se chegarmos a concluir que o pavilhão tem amianto", prometeu João Barros Duarte, presidente da Câmara da Marinha Grande, considerando "estranho" que a questão só agora seja levantada.
"A actual Câmara [CDU] está em funções há dez meses e durante 15 anos nunca ninguém se preocupou com o amianto", comentou o autarca que, no entanto, promete substituir a cobertura após uma vistoria de técnicos da Câmara.
As restantes colectividades que utilizam o pavilhão não foram ainda avisadas pela autarquia sobre os riscos, mas Barros Duarte promete alertá-las caso o teor de amianto seja perigoso.
O amianto é constituído por feixes de fibras extremamente finas com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas, podendo causar graves problemas de saúde. Vários estudos apontam o amianto como causador de cancro do pulmão e outras doenças respiratórias graves.

0 Responses to “Vieira de Leiria: alunos proibidos de usar pavilhão devido a suspeitas de amianto”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML