Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Escola a Tempo Inteiro chega a todos os alunos na Feira

A partir de Setembro, todas as crianças que frequentam as escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico do concelho de Santa Maria da Feira vão poder integrar o programa "Escola a Tempo Inteiro", beneficiando de várias actividades de enriquecimento curricular, anunciou a Câmara Municipal.
Em consequência da implementação deste programa, lançado e patrocinado pelo Ministério da Educação, a autarquia anunciou que vai reduzir de forma significativa a ocupação de salas de aulas por diferentes turmas, num mesmo dia, ou seja, quase acabará com o designado regime de desdobramento.
Ao que afirma o vereador do Pelouro da Educação, Amadeu Albergaria, com o início da Escola a Tempo Inteiro, os alunos do concelho vão ficar abrangidos pelo ensino de inglês, música e actividade física e desportiva, assim como de expressão plástica.
Beneficiarão, ainda, de apoio ao estudo, destinado à realização dos trabalhos de casa e à consolidação das aprendizagens. Todas estas actividades serão de frequência gratuita.
Para que o programa fosse implementada no concelho, a autarquia teve que terminar com 100 horários em desdobramento que eram efectuados nas escolas do primeiro ciclo.
Assim, 98% das turmas vão funcionar, a partir de Setembro, em regime normal (sem desdobramento) e estarão a funcionar desde as 9 até às 17.30 horas.
O fim dos desdobramentos foi um dos principais obstáculos à implementação do programa do Ministério da Educação, dada a existência de um elevado número de turmas em regime duplo.
Segundo os dados da autarquia, no ano lectivo de 2005/ /2006, existiam 96 turmas em regime de desdobramento. Em 2006/2007, permanecerão apenas cinco.
O fim dos desdobramento e a implementação da "Escola a Tempo Inteiro" resultou de várias parcerias com instituições (conselhos executivos, coordenadores de escolas, associações de pais, juntas de freguesia, FapFeira, IPSS's e Coordenação Educativa de Entre Douro e Vouga).
Sendo os espaços das escolas sensivelmente os mesmos, alguns dos alunos vão passar a ter aulas em salas disponibilizadas por IPSS's, enquanto que outros serão distribuídos por 18 contentores que a autarquia irá adquirir para o efeito.
Para o presidente da Federação das Associações de Pais do concelho, José Barros, a medida da Câmara Municipal da Feira representa "um esforço bastante positivo".
José Barros considera igualmente que o recurso a contentores e a salas cedidas por outras instituições "é uma resposta correcta às carências sentidas".

0 Responses to “Escola a Tempo Inteiro chega a todos os alunos na Feira”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML