Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Presidente de Associação Juvenil critica ensino da Ciência

O presidente da Associação Juvenil de Ciência (AJC) criticou hoje a forma demasiado expositiva como a ciência é ministrada no ensino secundário, defendendo que se deve apostar em despertar o «espírito crítico» dos alunos.
«A Ciência é vista apenas como matéria para teste. As turmas são enormes, os programas muito extensos e expositivos, os alunos desmotivam-se. O importante é desenvolver nos jovens o espírito crítico, não as teorias, o conhecimento em si, mas a forma como se chega a eles», defendeu David Sobral, estudante de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O presidente da AJC falava à Agência Lusa à margem da sessão de abertura do XXIV Encontro Juvenil de Ciência, que reúne, até 9 de Setembro em Coimbra, cerca de seis dezenas de estudantes, sobretudo do ensino secundário, oriundos de todo o país.
Ao intervir na cerimónia, o presidente do Conselho Científico do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra destacou a importância da Ciência para o desenvolvimento económico, frisando que um outro «valor intrínseco» desta actividade reside no prazer do conhecimento.
«Se a Ciência tem um valor que é reconhecido socialmente de forma unânime, que é o seu papel como motor da economia, há um outro valor intrínseco da Ciência, pelo prazer que dá conhecer as coisas, saber como funcionam a Natureza, as máquinas», afirmou José António Paixão.

0 Responses to “Presidente de Associação Juvenil critica ensino da Ciência”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML