Exames Nacionais: Prova de Química cheia de erros
0 Comments Published by . on segunda-feira, julho 03, 2006 at 5:50 da tarde.O exame de Química do 12.º ano (642), realizado a 23 de Junho, está a gerar uma onda de contestação por parte da Sociedade Portuguesa de Química, professores e alunos. Informações em falta, dados anómalos, hipóteses de respostas erradas e questões mal formuladas. Dizem os entendidos que “a prova está cheia de erros, do início ao fim”.
No seu ‘site’ oficial, a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) identifica erros em três questões: I-3, II-3.1 e III -5.2 e pede mesmo a não cotação da segunda. É que “com a equação representada como está, nenhuma das hipóteses de resposta está correcta”, lê-se em relação à questão II-3.1.
Na pergunta I.3, a Sociedade acrescenta que falta uma informação importante e relativamente à questão III -5.2 ironiza que a afirmação a que se pede comentário é tão infeliz que “é por pouco que não está errada”.
Mas as críticas não ficam pela Sociedade. Maria Carolina Sanches, professora de Química em Lisboa, aponta que no gráfico 1 da questão 1 do grupo III, escolheram tão mal a escala que ficaram 2 pontos sobrepostos. “Sei de alunos menos cuidadosos na análise das questões, que nem deram por isso, enquanto que aqueles que analisam tudo em pormenor, perderam tempo e enervaram-se”. Para aquela docente, os examinandos que fizeram a prova 642 (“programa novo”), estão em desvantagem em relação aos que fizeram a Prova 142 (“programa antigo”), até porque “não conheciam a prova modelo”.
Inês Ajuda foi uma das alunas que realizou o exame e diz que se sentiu uma verdadeira cobaia”. Ainda sem saber dos erros, confessou, curiosamente, ao CM que foi nos grupos I e III que sentiu maiores dificuldades. “Para além do mais, o exame era muito longo”, disse.
Contactada pelo CM, fonte do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), afirmou que não há razão para estas críticas e que elas advêm de diferenças de opinião. “Não há motivo para alterar o que quer que seja”. rematou. O presidente da Sociedade não quis, por seu turno, fazer mais comentários para não interferir no processo de correcção das provas. O exame foi realizado por 23 951 alunos dos 36 692 inscritos.
0 Responses to “Exames Nacionais: Prova de Química cheia de erros”