Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Escolas fecham com a carta educativa de Vila Real

O pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Real já divulgou a versão preliminar da Carta Educativa de Vila Real, que será, em breve, apreciada pelo Conselho Municipal de Educação.
Segundo fonte da autarquia, "a avaliação preliminar permite estimar que será possível reduzir os actuais custos médios anuais de 951 mil euros, com a manutenção da rede de escolas propriedade do município, para 209mil euros/ano em 2016 e reduzir o custo médio anual actual por aluno de 474 euros para 123 euros, com melhoria das condições pedagógicas, de segurança e de conforto dos alunos e docentes".
A versão preliminar prevê a constituição de quatro "territórios educativos". A saber território um - freguesias de Campeã, Quinta, Vila Cova, Torgueda, S. Miguel da Pena, Lamas de Ôlo, Parada de Cunhos, Mondrões, Vila Marim e Lordelo; território 2 - freguesias de Vilarinho da Samardã, Borbela, Adoufe e parte Norte da freguesia de Nª. Sra. da Conceição; território 3 - freguesia de S. Dinis e parte das freguesias de Nª Sra. da Conceição e de S. Pedro (a oeste do rio Corgo), e território 4 - freguesias de Abaças, Andrães, Arroios, Constantim, Ermida, Folhadela, Guiães, Justes, Lamares, Mateus, Mouçós, Nogueira, S. Tomé do Castelo, Vale de Nogueiras e parte da freguesia de S. Pedro (a este do rio Corgo).
Prevê-se, ainda, a construção de seis novas escolas EB1/JI, uma na zona poente do concelho, servindo as freguesias de Torgueda, S. Miguel da Pena, Vila Cova, Quintã e Campeã; uma outra na zona oeste da periferia urbana da cidade, servindo as freguesias de Mondrões e Parada de Cunhos; uma terceira, na zona norte da periferia urbana da cidade, servindo as freguesias de Adoufe, Borbela e Vilarinho da Samardã; e a quarta em Mouçós, servindo as freguesias de Mouçós, Lamares, S.Tomé do Castelo, Justes e Vale de Nogueiras; a quinta na zona sudeste do concelho, servindo Andrães, Folhadela, Ermida, Nogueira, Abaças, Guiães, Andrães e Constantim, e a sexta escola na zona oeste da periferia urbana da cidade, servindo as freguesias de Lordelo, Lamas de Ôlo e Vila Marim.
A escola Monsenhor Jerónimo do Amaral também será tranformada em EBI (Escola Básica Integrada), assim como a escola Diogo Cão. Será, ainda criada uma nova escola EB2,3/S, no caso, para servir a zona oeste da periferia da cidade.

0 Responses to “Escolas fecham com a carta educativa de Vila Real”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML