Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Prazo dos destacamentos prolongado até segunda-feira

A Direcção–Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) decidiu prolongar até às 24 horas de segunda-feira o prazo para os cerca de 100 mil professores indicarem quais as escolas onde desejam leccionar no próximo ano.
De acordo com o director da DGRHE, Diogo Simões Pereira, a decisão de alargar o prazo deve-se ao facto de o número de candidatos a esta fase do concurso ser maior que em 2005, o que pode levar ao congestionamento do sistema.
O alargamento do prazo destina-se aos professores que pertencem aos quadros de uma região educativa, aos que pediram destacamento para outro estabelecimento e aos candidatos a um contrato.
Segundo a DGRHE, o número de professores candidatos sobe de 60 mil para 100 mil, mas até ontem apenas 40 mil fizeram a candidatura na internet. “Com este prolongamento, os professores podem aceder ao sistema com mais calma para não haver um pico de utilização. É importante que não deixem para o último dia, porque isso poderia criar um congestionamento, que é exactamente o que estamos a querer evitar”, explicou Diogo Simões Pereira.

28 PEDIRAM PERMUTAS
“O gozo que o projecto me deu foi ter ajudado 28 colegas a conseguirem ficar mais próximos da família”, disse Miguel Grilo, professor de Informática da Escola José Saraiva (Leiria), que criou o ‘site’ www.permutas.pt.vu no final de Janeiro.
O objectivo do ‘site’ era dar aos professores um espaço onde pudessem anunciar permutas para outros locais do País. No total, 2750 docentes registaram-se e colocaram mais de 6000 pedidos de permuta.
Hoje é o último dia para os professores entregarem nas direcções regionais os pedidos de permutas. Miguel Grilo tem conhecimento de que pelo menos 14 requerimentos foram entregues, o que corresponde à mudança de escola de 28 professores.
A maior percentagem dos 6000 pedidos são de professores que querem mudar-se de escolas do Sul para o Centro e Norte. Com as colocações plurianuais, as permutas só serão permitidas daqui a três anos.
“O Ministério da Educação poderia desenvolver no seu ‘site’ uma secção de permutas, o que facilitaria a vida aos professores e também ao próprio Ministério”, sugere o docente.

INFORMAÇÃO
CONCURSO PLURIANUAL
Todas as colocações de professores deste ano são válidas por três anos lectivos, uma regra que se aplica aos professores dos quadros de escola e aos quadros de zona pedagógica, abrangendo também os docentes que pediram destacamento por razões de doença ou para aproximação à residência.

AGOSTO, MÊS-CHAVE
Os resultados dos destacamentos deverão ser conhecidos na segunda quinzena de Agosto. Será também nessa altura que o Ministério da Educação divulgará o número de contratos a prazo que serão celebrados.

EXAMES REGRESSAM
Hoje regressam os exames nacionais do secundário, com a realização das provas de Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Geografia e Literatura Portuguesa (11.º) e Psicologia e Espanhol (12.º). A 1ª fase termina na segunda–feira.

0 Responses to “Prazo dos destacamentos prolongado até segunda-feira”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML