Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Crianças dos 1º e 2º anos vão ter Inglês já no próximo ano lectivo

As escolas do 1º ciclo vão disponibilizar a partir do próximo ano lectivo o ensino do Inglês a crianças dos 1º e 2º anos, anunciou hoje o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
As escolas vão oferecer o ensino de Inglês durante o período de prolongamento do horário, entre as 15h30 e as 17h30, cabendo aos pais a decisão de as crianças frequentarem ou não estas aulas.
Segundo o adjunto da ministra da Educação, Ramos André, o "Ministério da Educação já recebeu uma proposta da associação de professores de Inglês, onde estão definidas as orientações programática para o ensino da língua nos 1º e 2º anos".
Segundo o plano de enriquecimento curricular apresentado no dia 7 deste mês pelo Ministério da Educação, as actividades de prolongamento de horário nas escolas do primeiro ciclo vão integrar obrigatoriamente o apoio ao estudo e iniciação ao Inglês para os alunos dos 3º e 4º anos.
Os agrupamentos de escolas terão autonomia para definir outras actividades extracurriculares para ocupar o tempo que sobra do prolongamento de horário, que deverão incluir o desporto escolar e o ensino musical ou outras expressões artísticas.
Valter Lemos lembrou que actualmente mais de 90 por cento dos alunos dos 3º e 4º anos já estão abrangidos pelo ensino do Inglês e salientou ainda que "os maiores problemas do plano tecnológico não são com a aprendizagem pelas crianças, mas, muitas vezes, com a alfabetização tecnológica dos professores".
"As escolas do país estão já reunidas em banda larga, os equipamentos têm estado a ser implementados, mas não é só isso, é preciso saber usar esse material", disse hoje o responsável, durante a apresentação do Programa de Verão 2006. Este projecto permitirá que 60 crianças desfavorecidas, dos oito aos dez anos, de escolas públicas do concelho de Sintra, participem, até 14 de Julho, numa Escola de Verão onde aprendem Inglês e Tecnologias da Informação.
O Programa de Verão 2006 resultou de uma parceria entre a Carlucci American Internacional School of Lisbon, no Linhó, a Câmara de Sintra e a empresa de tecnologia Novabase, com o apoio do Ministério da Educação.
O presidente da Novabase, Rogério Carapuça, afirmou que a empresa de tecnologias da informação aderiu ao programa por considerar que é "um projecto-piloto" que permitirá "tirar ilações, juntamente com o Ministério da Educação e outros parceiros, sobre qual a melhor forma de levar o ensino do Inglês e das novas tecnologias a todos os portugueses", salientando que "em breve os info-excluídos serão os mais excluídos da história da humanidade".
O curso intensivo decorre diariamente durante três semanas, com aulas de familiarização com o computador, de arte e expressão dramática, totalmente em inglês.
As 60 crianças participantes foram escolhidas em cinco escolas básicas do concelho de Sintra que não têm programa de generalização do ensino da língua inglesa. Desde a sua fundação no Linhó, a American School atribui anualmente a alunos do concelho seis bolsas de estudo anuais e dez cursos de verão, segundo um acordo com a Câmara de Sintra, iniciativa que foi alargada este ano devido à participação da Novabase no projecto.

0 Responses to “Crianças dos 1º e 2º anos vão ter Inglês já no próximo ano lectivo”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML