Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Bloco de Esquerda acusa ministra da Educação de promover desigualdade social

A deputada do Bloco de Esquerda Alda Macedo acusou hoje a ministra da Educação de "incongruência", ao afirmar-se preocupada com a desigualdade entre escolas quando a promove com o seu desenho de rede escolar.
No final de uma visita à Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, a deputada afirmou que "o processo em curso nesta escola demonstra a falta de orientação estratégica do Ministério da Educação no que tem a ver com a perspectiva global da rede escolar e as orientações para as várias direcções regionais de educação".
Em causa, explicou, está o encerramento na Fontes Pereira de Melo de um curso profissional na área da electrónica e telecomunicações, quando esta é uma área "indicada pelo Governo como de grande interesse na formação científica e tecnológica". "Não faz qualquer sentido quando a escola tem feito, nesta área, uma série de protocolos com universidades e se tem candidatado a vários projectos", sustentou, considerando o encerramento do curso como "perfeitamente irracional e um desperdício de recursos e de experiência dos profissionais".
Sendo este um de vários cursos na área de prosseguimento de estudos a nível das ciências e tecnologias, Alda Macedo denunciou o facto de, na escola vizinha Clara de Resende, ter aberto pela primeira vez um curso com a mesma vocação de prosseguimento de estudos e precisamente nesta área de estudos.
Para a deputada, "tudo indica tratar-se de um projecto a longo prazo", que já aconteceu "entre outras escolas" do país, de "produção de diferenciação social a partir da diferenciação de cursos".
"Este desenho da rede escolar permite antever que a Fontes Pereira de Melo será vista com uma escola só vocacionada para a área tecnológica e para cursos de especialização tecnológica" e a Clara de Resende como uma escola com cursos essencialmente virados "para o prosseguimento de estudos", sustentou.
Para Alda Macedo, esta é "uma política errada", porque "leva à diferenciação social entre escolas".

0 Responses to “Bloco de Esquerda acusa ministra da Educação de promover desigualdade social”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML