Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Última aula para toda a aldeia em Mogadouro

Foi com nostalgia que a população de São Martinho do Peso, no concelho de Mogadouro, assistiu, ontem, "à última aula" leccionada nas quatro escolas da freguesia. Os habitantes juntaram-se numa espécie de reunião colectiva, para se despedirem dos seus estabelecimentos de ensino, que ao longo de algumas gerações encheram de vida as quatro aldeias que integram aquela freguesia.
"Ao assistir ao encerramento da escola fica um sentimento de tristeza. No meu tempo eramos 42 alunos, agora a escola foi obrigada a fechar por não ter crianças", diz José Felgueiras, de 65 anos.
Já Cláudia Teixeira, uma menina que frequentava a escola de Valcerto, uma aldeia anexa de São Martinho do Peso, disse ao JN "Com o encerramento da escola, tenho de me deslocar todos os dias para Mogadouro e na minha aldeia sentia-me melhor, já que estava perto da minha família".
Segundo Vítor Coelho, presidente da Junta de Freguesia local, esta cerimónia de enceramento das escolas da freguesia gerou sentimentos diversos, em que não faltou uma lágrima ou outra no rosto das pessoas. Outro dos objectivos da iniciativa foi não deixar fechar a escola vazia e por isso se convidou toda a população para a despedida.
"Apesar do encerramento das escolas, é preciso provar às pessoas da aldeia que a freguesia tem de continuar viva", defende o autarca. De acordo com Gorete Fernandes, professora do 1.º Ciclo, o mais importante é que as condições para as crianças melhorem.
As escolas de São Martinho tinham uma ou duas crianças por sala. Mogadouro é o concelho do distrito onde mais escolas do 1.º Ciclo encerram de um total de 25, apenas duas ficam em funcionamento. No distrito de Bragança fecham a porta este ano 325 escolas do 1.º Ciclo. Francisco Pinto

Professora
"É inevitável o fecho das escolas. Só tinha uma aluna do quarto ano, e só entrava mais um aluno no próximo ano lectivo. Era bom que abrissem escola em vez de as encerrarem, mas em muitos casos a situação não se pode alterar, porque não há crianças."

Aluna
"Fico triste porque a minha escola vai fechar. Andei aqui quatro anos, mas no último só já era eu, não tinha com quem brincar e tinha de me divertir com o computador que há na sala de aulas."

0 Responses to “Última aula para toda a aldeia em Mogadouro”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML