Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Gaia quer escolas de elite para meninos pobres

É uma ideia singular: a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia pretende concentrar os alunos do pré-primário e do 1.º ciclo do ensino básico das 200 escolas do concelho em apenas 30 grandes equipamentos. O objectivo é dar "alta qualidade" ao ensino. Ou, como diz Luís Filipe Menezes, pôr à disposição de "meninos pobres" o ensino de qualidade frequentado por alunos das classes mais favorecidas.
O projecto será apresentado, no final de Abril, no Ministério da Educação. Entretanto, diz o presidente da autarquia, houve já contactos "preliminares" com elementos do Governo. Caso a proposta avance, cada uma das novas mega-escolas "será associada a um equipamento municipal de referência". Em terrenos municipais junto do Parque Biológico, por exemplo, poderá ser instalado um dos novos estabelecimento - aqui, o ensino seria orientado para a educação ambiental.
A autarquia concebeu a ideia e está a trabalhá-la há meses, mas quem deverá construir e, depois, gerir "as escolas de elite", com todos os equipamentos necessários (ginásio, auditório, cantina, etc.), são instituições privadas e/ou cooperativas. A câmara oferece o terreno, diz Luís Filipe Menezes, e incentiva essas entidades a concorrerem e a financiarem a construção do estabelecimento de ensino.
Como contrapartida, a autarquia pagaria aos privados aquilo que já paga nos serviços prestados à educação, mais uma taxa de manutenção e uma outra de gestão , esta última que serviria para "amortização do capital investido". Por sua vez, o Estado pagaria à câmara aquilo que já hoje paga, mais a percentagem que despende na acção escolar. "Nós, com isso, faríamos a gestão total das escolas do concelho", refere o autarca de Gaia.
A concentração das 200 escolas em apenas 30 grandes estabelecimentos de ensino , com todas as condições, associadas a um equipamento municipal de referência, segundo Luís Filipe Menezes, será um passo decisivo de combate ao insucesso escolar. "Com este plano, pretendemos transferir para o ensino público a qualidade do ensino privado". Menezes lembra que um modelo de gestão escolar idêntico foi aplicado "com grande sucesso" pelo antigo mayor de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, nos bairros mais carenciados. O parque escolar foi renovado e depois passou a ser gerido por escolas católicas.

0 Responses to “Gaia quer escolas de elite para meninos pobres”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML