93% dos tempos livres e ver televisão? Valha-nos Deus...
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Adolescentes portugueses estão cada vez mais viciados no pequeno ecrã. Apesar das muitas horas de exposição, ver TV não é prejudicial se houver acompanhamento dos pais.
A televisão tem “coisas muito fixes.” A afirmação é de crianças e jovens portugueses, gente que passa 93% dos seus tempos livres em frente à televisão. Os ‘Morangos com Açúcar’, em exibição na TVI, é o programa que mais vêem e apreciam. E os elementos da banda D’ZRT, os seus heróis. Os pares românticos da novela juvenil como a Matilde e o Tiago, o Simão e a Ana Luísa são modelos que inspiram os telespectadores mais novos.
Pipo e Joana, o casal protagonista da primeira série de ‘Morangos com Açúcar’ é apontado como defensor de valores como “justiça”, “verdade” e “ajuda ao próximo.” Estas e outras conclusões foram retiradas da tese de mestrado da investigadora Sónia Carrilho, que quis conhecer como se expõem as crianças à televisão, e de um estudo da APEME - Área de Planeamento e Estudos de Mercado que efectuou 600 entrevistas e pretende realizar outras 600 em Maio.
Ao fim-de-semana e nas férias, a televisão é a grande companhia das gerações mais novas. Se nos dias de semana vêem 4,5 horas diárias, aos sábados e domingos a exposição sobe para 7,5 horas.
Mais do que o convívio com os amigos e o consumo de vídeos e DVD, o pequeno ecrã apresenta às crianças e jovens os programas que mais vão ao encontro dos seus gostos pessoais: os desenhos animados (quase quatro horas por dia), as telenovelas, os jogos de futebol e os filmes de aventura (mais de três horas e meia).
Seguem-se os filmes de humor, os programas musicais e a publicidade. A autora destas conclusões é Sónia Carrilho, que no âmbito de uma tese de mestrado intitulada ‘A Criança e a Televisão - Contributos para o Estudo da Recepção’, analisou os hábitos televisivos de 1093 alunos, do 5.º ao 9.º ano (dos 10 aos 16 anos), de estratos socio-económicos distintos, de três escolas de Lisboa.
Segundo a investigadora, a maioria dos inquiridos “escolhe os programas sem a intervenção dos pais.” E mesmo reconhecendo que a TV passa “coisas boas e más”, sublinha que o pequeno ecrã é, em 78% dos casos, a “principal fonte de informação sobre os problemas ambientais que afectam o planeta, e sobre a actualidade internacional.
A escola ocupa o segundo lugar (39,9%). Os jornais o terceiro, com 30,7%. “A TV tem um impacto positivo nas crianças e é uma fonte privilegiada de aprendizagem e de contacto com o mundo”, explica a investigadora.
Com base nestas ilações, Sónia Carrilho entende que a televisão deveria ser mais utilizada nas salas de aula. “É necessário que se formem crianças reflexivas, participativas e conscientes, que queiram praticar as boas regras da cidadania”, acrescenta.
A publicidade, no estudo de Sónia Carrilho, é, curiosamente, um dos itens mais vistos pelos telespectadores mais jovens.
Como explicar esta apetência pelos anúncios? Jaime Mourão Ferreira, director criativo da W Portugal Publicidade, não estranha esta tendência e avança com uma explicação à Correio TV: “Crianças e jovens têm muita dificuldade em focar a sua atenção durante muito tempo numa actividade. Daí que o fascínio da publicidade se prenda com o facto de contar estórias, muito curtas (20, 30 ou 40 segundos), com princípio meio e fim, e estórias todas diferentes umas das outras. A cada novo anúncio, a publicidade provoca uma espécie de ‘refresh’ da concentração, o que faz com que os jovens se agarrem de novo à estória que vai ser contada a seguir. Se a isto acrescentarmos o facto de a publicidade recorrer muitas vezes ao humor que diverte crianças e jovens, à música que os anima, e à figura mediática com a qual se identificam, a publicidade ganha um carácter lúdico importante.”
O publicitário Jaime Mourão Ferreira remata lembrando que alguns dos melhores momentos televisivos para crianças, jovens e até adultos são os espaços publicitários porque, sublinha, a “publicidade criativa e de boa qualidade supera muitos dos programas que constam das grelhas de televisão.”
No universo da publicidade, a investigadora Sónia Carrilho conta que os jovens entrevistados elegeram os três anúncios que promoviam o Euro 2004 como os mais apelativos.
O anúncio da Nike que contava com a participação de Figo e Ronaldo foi eleito o melhor. O seu carácter divertido (68%), a música e a sua modernidade justificaram a eleição.
As televisões, conscientes dos desejos e ritmos dos espectadores mais novos, planeiam com cuidado as suas grelhas. Uma análise atenta revela que, dos canais que emitem em sinal aberto, apenas a 2: tem na sua programação espaços dedicados às crianças do pré-escolar durante a semana.
A SIC, que mantinha até há pouco tempo um espaço infantil durante a manhã, apostou na informação para esse horário. O estudo de Sónia Carrilho conclui que a estação de Carnaxide é a mais vista pelos jovens, mas no que respeita a programas estes elegem os da TVI. Carlos Rodrigues, coordenador de programas da SIC, salienta que o canal “apesar de ter eliminado a programação infantil durante as manhãs, reforçou-a durante o fim-de-semana.” “O nosso objectivo é continuar a agradar a esse público. Queremos que cresçam com a SIC. Se preferem a SIC aos dez anos, queremos que continuem a gostar enquanto crescem para reforçar a nossa imagem de televisão para toda a família”, explica.
Em relação ao estudo, o coordenador mostra-se satisfeito com as conclusões e desvenda a planificação que está a ser feita no canal: “Temos uma programação infantil forte que é da responsabilidade do Tino Navarro. Mesmo a nossa ficção está, neste momento, a ser desenhada também a pensar nos mais novos. Em breve estreia ‘Floribella’ e esperamos que caia no goto dos mais novos.”
Do lado da TVI, que tem em ‘Morangos com Açúcar’ o programa preferido dos jovens, o sucesso da série é explicado pela transposição para a ficção de temas polémicos da realidade.
Para o comandante Monteiro Coelho, responsável pelas relações públicas do canal, “o êxito de ‘Morangos’ é o reflexo de uma juventude irreverente e irrequieta.” No entanto, mostra-se surpreendido com o público que cativou: “Cada vez mais as crianças vêem programas que não são para a sua idade. É um reflexo dos tempos. Até os pais têm tendência para falar de determinados assuntos com os filhos que seriam adequados para crianças mais velhas. A novela ‘Morangos com Açúcar’ não é vocacionada para crianças de cinco ou seis anos, mas até no último casting que fizemos vi crianças muito novas. O mesmo se passa com os D’ZRT. Há miúdos muito novos a irem aos concertos deles.”
Para Monteiro Coelho a série veio também desmistificar alguns temas tabu: “‘Morangos com Açúcar’ aborda assuntos que são reais, mas que os pais não admitiam como tal. Acabam por reconhecer que falar disso é melhor do que omitir.
É ficção, mas retrata fielmente a juventude. Julgo que tem cumprido a sua missão. É um produto de muito sucesso e isso vê-se através do ‘merchadising’, dos discos vendidos e até nos cortes de cabelo.”
Na RTP1, a aposta no humor parece ser o caminho para conquistar os telespectadores adolescentes. Nuno Santos, director de programas do canal, afirmava em Dezembro que a aposta nos Gato Fedorento, que estreia hoje, visava também a conquista de novos telespectadores.
“Os Gato Fedorento são muito interessantes na capacidade que têm de conquistar outros públicos, os espectadores mais novos, mais urbanos”, declarou.
“TV É O MEIO MAIS INFLUENTE” (Sónia Carrilho)
- Por que escolheu a televisão para tema de tese de mestrado?
- Porque a televisão ocupa um lugar privilegiado no quotidiano do público infanto-juvenil. Entre os ‘mass media’, a TV é o meio mais influente.
- Qual o resultado que mais a surpreendeu?
-Que as crianças e jovens aprendem sempre qualquer coisa com a TV. A minha tese tem uma abordagem optimista, porque conclui que a televisão contribui activamente no processo de aprendizagem e contacto com o mundo.
- Os pais vêem televisão com os filhos?
- Não, e deviam fazê-lo. Os pais não só devem saber o que os filhos vêem como devem ver televisão sentados ao lado deles. Porque é preciso ajudá-los a entender o que vêem, fazer-lhes perguntas, tecer comentários sobre os programas. Este procedimento ajuda as crianças a terem espírito crítico.
- Como explica que a publicidade na TV seja tão apreciada?
- Primeiro, porque os anúncios passam no meio dos programas a que eles gostam de assistir. Depois, porque eles gostam do carácter apelativo da publicidade, do ritmo, das músicas, das cores. Os anúncios mais divertidos têm a sua preferência.
OS D’ZRT
Os D’ZRT, banda dos ‘Morangos com Açúcar’ são os heróis eleitos pelo público mais novo que vê televisão (29%).
Os protagonistas da terceira série, Matilde e Tiago, e os motards Simão e Ana Luísa (segunda série) são das personagens mais apreciadas por crianças e jovens.
HARRY POTTER
O mundo fantástico de um rapaz que protagoniza feitos extraordinários e vive rodeado de magia é o grande herói de miúdos e graúdos. O jovem aprendiz de feiticeiro, criado por J.K. Rowling, vendeu mais de 100 milhões de livros traduzidos em 47 línguas. O sucesso aumentou com a chegada ao cinema e a sua exibição na TV.
DOREMI
O público, com idades entre os quatro e os seis anos, prefere ver desenhos animados. Neste universo, ‘Doremi’, produção japonesa em exibição no canal Panda, reúne a preferência dos mais novos. A estória gira em torno de um grupo de meninas que sonham tornar-se bruxas.
FUTEBOL CONTINUA A SER APELATIVO
Independentemente do clube que joga, desde que seja ‘um grande’, os jogos de futebol atraem sempre muitos telespectadores, a maior parte dos quais de escalões etários mais baixos.
O Liverpool-Benfica (8 de Março) relativo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, por exemplo, tornou-se, até agora, o programa mais visto este ano na televisão portuguesa.
2 MILHÕES ESPECTADORES
Foi a audiência do jogo entre Liverpool e Benfica exibido pela RTP1.
MAIS PÚBLICO FEMININO
Cada vez mais raparigas vêem jogos de futebol na televisão, conclui o estudo de Sónia Carrilho.
TV ADAPTA-SE AOS MAIS NOVOS
É nos fóruns da internet que a equipa de ‘Morangos’ apreende os novos códigos juvenis.
PROGRAMAS VISTOS PELOS ALUNOS
ANIMAÇÃO E NOVELAS
Os desenhos animados são o formato mais apreciado pela nova geração de telespectadores, seguidos de telenovelas e jogos de futebol. A provar esta apetência pela animação, o Panda é o segundo canal mais visto da TV Cabo, com 13,2 de audiência.
‘MORANGOS’ CRIAM ESTRELAS
O sucesso de ‘Morangos com Açúcar’, que estreou em Setembro de 2003, na TVI, levou José Eduardo Moniz, director geral da estação, a colocar actores da série juvenil nos elencos da ficção de horário nobre.
Entre muitos outros, Rita Pereira está agora em ‘Dei-te Quase Tudo’ enquanto Cláudia Vieira pode ser vista em ‘Fala-me de Amor’. De olho neste filão, a SIC recrutou Rodrigo Saraiva (‘Rafa’) e Diogo Amaral para integrarem o elenco de ‘Floribella’, que estreia em breve.
A televisão tem “coisas muito fixes.” A afirmação é de crianças e jovens portugueses, gente que passa 93% dos seus tempos livres em frente à televisão. Os ‘Morangos com Açúcar’, em exibição na TVI, é o programa que mais vêem e apreciam. E os elementos da banda D’ZRT, os seus heróis. Os pares românticos da novela juvenil como a Matilde e o Tiago, o Simão e a Ana Luísa são modelos que inspiram os telespectadores mais novos.
Pipo e Joana, o casal protagonista da primeira série de ‘Morangos com Açúcar’ é apontado como defensor de valores como “justiça”, “verdade” e “ajuda ao próximo.” Estas e outras conclusões foram retiradas da tese de mestrado da investigadora Sónia Carrilho, que quis conhecer como se expõem as crianças à televisão, e de um estudo da APEME - Área de Planeamento e Estudos de Mercado que efectuou 600 entrevistas e pretende realizar outras 600 em Maio.
Ao fim-de-semana e nas férias, a televisão é a grande companhia das gerações mais novas. Se nos dias de semana vêem 4,5 horas diárias, aos sábados e domingos a exposição sobe para 7,5 horas.
Mais do que o convívio com os amigos e o consumo de vídeos e DVD, o pequeno ecrã apresenta às crianças e jovens os programas que mais vão ao encontro dos seus gostos pessoais: os desenhos animados (quase quatro horas por dia), as telenovelas, os jogos de futebol e os filmes de aventura (mais de três horas e meia).
Seguem-se os filmes de humor, os programas musicais e a publicidade. A autora destas conclusões é Sónia Carrilho, que no âmbito de uma tese de mestrado intitulada ‘A Criança e a Televisão - Contributos para o Estudo da Recepção’, analisou os hábitos televisivos de 1093 alunos, do 5.º ao 9.º ano (dos 10 aos 16 anos), de estratos socio-económicos distintos, de três escolas de Lisboa.
Segundo a investigadora, a maioria dos inquiridos “escolhe os programas sem a intervenção dos pais.” E mesmo reconhecendo que a TV passa “coisas boas e más”, sublinha que o pequeno ecrã é, em 78% dos casos, a “principal fonte de informação sobre os problemas ambientais que afectam o planeta, e sobre a actualidade internacional.
A escola ocupa o segundo lugar (39,9%). Os jornais o terceiro, com 30,7%. “A TV tem um impacto positivo nas crianças e é uma fonte privilegiada de aprendizagem e de contacto com o mundo”, explica a investigadora.
Com base nestas ilações, Sónia Carrilho entende que a televisão deveria ser mais utilizada nas salas de aula. “É necessário que se formem crianças reflexivas, participativas e conscientes, que queiram praticar as boas regras da cidadania”, acrescenta.
A publicidade, no estudo de Sónia Carrilho, é, curiosamente, um dos itens mais vistos pelos telespectadores mais jovens.
Como explicar esta apetência pelos anúncios? Jaime Mourão Ferreira, director criativo da W Portugal Publicidade, não estranha esta tendência e avança com uma explicação à Correio TV: “Crianças e jovens têm muita dificuldade em focar a sua atenção durante muito tempo numa actividade. Daí que o fascínio da publicidade se prenda com o facto de contar estórias, muito curtas (20, 30 ou 40 segundos), com princípio meio e fim, e estórias todas diferentes umas das outras. A cada novo anúncio, a publicidade provoca uma espécie de ‘refresh’ da concentração, o que faz com que os jovens se agarrem de novo à estória que vai ser contada a seguir. Se a isto acrescentarmos o facto de a publicidade recorrer muitas vezes ao humor que diverte crianças e jovens, à música que os anima, e à figura mediática com a qual se identificam, a publicidade ganha um carácter lúdico importante.”
O publicitário Jaime Mourão Ferreira remata lembrando que alguns dos melhores momentos televisivos para crianças, jovens e até adultos são os espaços publicitários porque, sublinha, a “publicidade criativa e de boa qualidade supera muitos dos programas que constam das grelhas de televisão.”
No universo da publicidade, a investigadora Sónia Carrilho conta que os jovens entrevistados elegeram os três anúncios que promoviam o Euro 2004 como os mais apelativos.
O anúncio da Nike que contava com a participação de Figo e Ronaldo foi eleito o melhor. O seu carácter divertido (68%), a música e a sua modernidade justificaram a eleição.
As televisões, conscientes dos desejos e ritmos dos espectadores mais novos, planeiam com cuidado as suas grelhas. Uma análise atenta revela que, dos canais que emitem em sinal aberto, apenas a 2: tem na sua programação espaços dedicados às crianças do pré-escolar durante a semana.
A SIC, que mantinha até há pouco tempo um espaço infantil durante a manhã, apostou na informação para esse horário. O estudo de Sónia Carrilho conclui que a estação de Carnaxide é a mais vista pelos jovens, mas no que respeita a programas estes elegem os da TVI. Carlos Rodrigues, coordenador de programas da SIC, salienta que o canal “apesar de ter eliminado a programação infantil durante as manhãs, reforçou-a durante o fim-de-semana.” “O nosso objectivo é continuar a agradar a esse público. Queremos que cresçam com a SIC. Se preferem a SIC aos dez anos, queremos que continuem a gostar enquanto crescem para reforçar a nossa imagem de televisão para toda a família”, explica.
Em relação ao estudo, o coordenador mostra-se satisfeito com as conclusões e desvenda a planificação que está a ser feita no canal: “Temos uma programação infantil forte que é da responsabilidade do Tino Navarro. Mesmo a nossa ficção está, neste momento, a ser desenhada também a pensar nos mais novos. Em breve estreia ‘Floribella’ e esperamos que caia no goto dos mais novos.”
Do lado da TVI, que tem em ‘Morangos com Açúcar’ o programa preferido dos jovens, o sucesso da série é explicado pela transposição para a ficção de temas polémicos da realidade.
Para o comandante Monteiro Coelho, responsável pelas relações públicas do canal, “o êxito de ‘Morangos’ é o reflexo de uma juventude irreverente e irrequieta.” No entanto, mostra-se surpreendido com o público que cativou: “Cada vez mais as crianças vêem programas que não são para a sua idade. É um reflexo dos tempos. Até os pais têm tendência para falar de determinados assuntos com os filhos que seriam adequados para crianças mais velhas. A novela ‘Morangos com Açúcar’ não é vocacionada para crianças de cinco ou seis anos, mas até no último casting que fizemos vi crianças muito novas. O mesmo se passa com os D’ZRT. Há miúdos muito novos a irem aos concertos deles.”
Para Monteiro Coelho a série veio também desmistificar alguns temas tabu: “‘Morangos com Açúcar’ aborda assuntos que são reais, mas que os pais não admitiam como tal. Acabam por reconhecer que falar disso é melhor do que omitir.
É ficção, mas retrata fielmente a juventude. Julgo que tem cumprido a sua missão. É um produto de muito sucesso e isso vê-se através do ‘merchadising’, dos discos vendidos e até nos cortes de cabelo.”
Na RTP1, a aposta no humor parece ser o caminho para conquistar os telespectadores adolescentes. Nuno Santos, director de programas do canal, afirmava em Dezembro que a aposta nos Gato Fedorento, que estreia hoje, visava também a conquista de novos telespectadores.
“Os Gato Fedorento são muito interessantes na capacidade que têm de conquistar outros públicos, os espectadores mais novos, mais urbanos”, declarou.
“TV É O MEIO MAIS INFLUENTE” (Sónia Carrilho)
- Por que escolheu a televisão para tema de tese de mestrado?
- Porque a televisão ocupa um lugar privilegiado no quotidiano do público infanto-juvenil. Entre os ‘mass media’, a TV é o meio mais influente.
- Qual o resultado que mais a surpreendeu?
-Que as crianças e jovens aprendem sempre qualquer coisa com a TV. A minha tese tem uma abordagem optimista, porque conclui que a televisão contribui activamente no processo de aprendizagem e contacto com o mundo.
- Os pais vêem televisão com os filhos?
- Não, e deviam fazê-lo. Os pais não só devem saber o que os filhos vêem como devem ver televisão sentados ao lado deles. Porque é preciso ajudá-los a entender o que vêem, fazer-lhes perguntas, tecer comentários sobre os programas. Este procedimento ajuda as crianças a terem espírito crítico.
- Como explica que a publicidade na TV seja tão apreciada?
- Primeiro, porque os anúncios passam no meio dos programas a que eles gostam de assistir. Depois, porque eles gostam do carácter apelativo da publicidade, do ritmo, das músicas, das cores. Os anúncios mais divertidos têm a sua preferência.
OS D’ZRT
Os D’ZRT, banda dos ‘Morangos com Açúcar’ são os heróis eleitos pelo público mais novo que vê televisão (29%).
Os protagonistas da terceira série, Matilde e Tiago, e os motards Simão e Ana Luísa (segunda série) são das personagens mais apreciadas por crianças e jovens.
HARRY POTTER
O mundo fantástico de um rapaz que protagoniza feitos extraordinários e vive rodeado de magia é o grande herói de miúdos e graúdos. O jovem aprendiz de feiticeiro, criado por J.K. Rowling, vendeu mais de 100 milhões de livros traduzidos em 47 línguas. O sucesso aumentou com a chegada ao cinema e a sua exibição na TV.
DOREMI
O público, com idades entre os quatro e os seis anos, prefere ver desenhos animados. Neste universo, ‘Doremi’, produção japonesa em exibição no canal Panda, reúne a preferência dos mais novos. A estória gira em torno de um grupo de meninas que sonham tornar-se bruxas.
FUTEBOL CONTINUA A SER APELATIVO
Independentemente do clube que joga, desde que seja ‘um grande’, os jogos de futebol atraem sempre muitos telespectadores, a maior parte dos quais de escalões etários mais baixos.
O Liverpool-Benfica (8 de Março) relativo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, por exemplo, tornou-se, até agora, o programa mais visto este ano na televisão portuguesa.
2 MILHÕES ESPECTADORES
Foi a audiência do jogo entre Liverpool e Benfica exibido pela RTP1.
MAIS PÚBLICO FEMININO
Cada vez mais raparigas vêem jogos de futebol na televisão, conclui o estudo de Sónia Carrilho.
TV ADAPTA-SE AOS MAIS NOVOS
É nos fóruns da internet que a equipa de ‘Morangos’ apreende os novos códigos juvenis.
PROGRAMAS VISTOS PELOS ALUNOS
ANIMAÇÃO E NOVELAS
Os desenhos animados são o formato mais apreciado pela nova geração de telespectadores, seguidos de telenovelas e jogos de futebol. A provar esta apetência pela animação, o Panda é o segundo canal mais visto da TV Cabo, com 13,2 de audiência.
‘MORANGOS’ CRIAM ESTRELAS
O sucesso de ‘Morangos com Açúcar’, que estreou em Setembro de 2003, na TVI, levou José Eduardo Moniz, director geral da estação, a colocar actores da série juvenil nos elencos da ficção de horário nobre.
Entre muitos outros, Rita Pereira está agora em ‘Dei-te Quase Tudo’ enquanto Cláudia Vieira pode ser vista em ‘Fala-me de Amor’. De olho neste filão, a SIC recrutou Rodrigo Saraiva (‘Rafa’) e Diogo Amaral para integrarem o elenco de ‘Floribella’, que estreia em breve.
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