Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Redução de alunos por turma chumbada na Assembleia

O Parlamento chumbou hoje o projecto-lei apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) a propor a redução do número de alunos por turma no ensino básico e secundário.
O diploma, reprovado com os votos contra do PS, PSD e CDS-PP, previa o estabelecimento de um número máximo de 18 alunos no primeiro ciclo do ensino básico, em vez dos 25 actualmente previstos. No caso do 2º e 3º ciclos do básico e no ensino secundário, o projecto defendia que as turmas tivessem no máximo 20 alunos e não 28 como acontece agora.
Para o BE, a medida era "do mais elementar bom-senso" para melhorar a qualidade da educação em Portugal, contribuindo para uma maior proximidade do professor e uma abordagem mais adaptada à realidade sociocultural de cada aluno, mas só contou com os votos favoráveis dos proponentes e do PCP. "Turmas muito grandes impedem que o ensino seja individualizado e dificultam o desenvolvimento de projectos pedagógicos inovadores, além de transformar em o quotidiano num inferno por potenciarem problemas de indisciplina", sustentou ontem à Lusa João Teixeira Lopes, deputado do BE.
O partido estava convicto de que o projecto-lei, discutido ontem em reunião plenária, seria aprovado hoje, uma vez que o PS já o tinha votado favoravelmente quando o Bloco o apresentou à Assembleia da República no Governo de Durão Barroso.
Na altura, toda a oposição votou a favor, mas o diploma foi reprovado com os votos contra do PSD e do CDS-PP, que alegaram que o Executivo estava a preparar legislação sobre a matéria, o que não chegou a acontecer.

0 Responses to “Redução de alunos por turma chumbada na Assembleia”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML