Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Professora parte para o espaço 21 anos após trágico acidente

Morgan era a substituta de Christa Mc Cauliffe na missão do 'Challenger'. O lançamento do vaivém espacial Endeavour foi perfeito, mas na memória de todos estava a trágica explosão do Challenger, 73 segundos após a descolagem a 28 de Janeiro de 1986. Na quarta-feira à noite, quando o cronómetro ultrapassou essa marca, o centro de controlo de Houston recordou o acidente que causou a morte de seis astronautas e da professora Christa McCauliffe. O seu sonho está finalmente a ser realizado, 21 anos depois, pela amiga e substituta dessa missão, Barbara Morgan. A primeira aula no espaço já pode começar.
A professora primária que se tornou astronauta, de 55 anos, é o rosto de uma missão que tem como objectivo anexar uma estrutura de 1580 quilos à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que deverá assim alcançar 108 metros de comprimento. O Endeavour, que faz a sua primeira viagem em mais de quatro anos, partiu como previsto do Cabo Canaveral, na Florida, às 18.36 (23.36, em Lisboa), devendo acoplar ainda hoje na ISS.
Nas próximas duas semanas de missão, estão previstos pelo menos três "passeios" no espaço, cada um de seis horas e meia, para se proceder à substituição de um dos quatro giroscópios da estação, no qual foi detectado um defeito, e à instalação de uma plataforma externa de armazenamento de 3,3 toneladas.
Além de operar o braço-robot do vaivém e de supervisionar a descarga de 2,7 toneladas de equipamento e provisões, Barbara Morgan deverá ainda leccionar duas aulas a partir do espaço. Esta era a tarefa de Christa McCauliffe, escolhida para o programa "Professor no Espaço" da NASA em 1985. Morgan era a sua substituta.
"Esta missão é simbólica. Eu sei que as pessoas vão pensar não só na Christa, mas também na tripulação do Challenger. E isso é bom", disse Barbara Morgan antes da partida. Depois do acidente, a professora primária voltou ao ensino mas o sonho espacial nunca morreu. Morgan viria a ser convidada pela NASA para efectuar o treino completo como astronauta, acabando por receber nove anos de formação.
Ontem, após acordarem ao som da música Where My Heart Will Take Me, de Russel Watson, os sete astronautas liderado pelo comandante Scott Kelly procederam a uma inspecção minuciosa ao revestimento externo do vaivém. Uma medida obrigatória desde a explosão do Columbia na reentrada na atmosfera, em 2003.
A agência espacial espera que o sucesso desta missão possa fazer esquecer estes acidentes e, principalmente, os escândalos que prejudicaram a sua imagem. Recentemente, descobriu-se um caso de sabotagem num dos computadores que a Endeavour deveria levar para a ISS. Nesse mesmo dia, soube-se que dois astronautas alcoolizados tinham sido autorizados a partir em missão pela NASA, apesar do seu estado. Uma acusação que a agência voltou ontem a negar.

0 Responses to “Professora parte para o espaço 21 anos após trágico acidente”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML