Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Crianças de Arraiolos navegam na "web" para protestar contra fecho de escola

Artes plásticas, música e a Internet ocuparam hoje dezenas de crianças de Arraiolos, num "atelier" montado junto ao Governo Civil de Évora, como forma de protesto contra o fecho de uma escola do concelho.
A par da apresentação do trabalho realizado ao longo do último ano lectivo, os pais, encarregados de educação e autarcas locais reuniram com a representante distrital do governo, Fernanda Ramos, para manifestar oposição ao fecho da escola do primeiro ciclo do ensino básico de Vale do Pereiro.
O presidente do município de Arraiolos, Jerónimo Lóios, explicou aos jornalistas que em causa está apenas o encerramento da escola de Vale do Pereiro, depois de ter sido recebida a indicação de que o estabelecimento de Santana do Campo vai manter-se aberto este ano lectivo.
"É incompreensível esta desigualdade de tratamento", afirmou o autarca, observando que se trata de "duas escolas idênticas", com o mesmo número de alunos (cerca de dez) e com semelhantes condições, com Internet, música, inglês, natação e refeições escolares.
Jerónimo Lóios disse ter saído da reunião com a Governadora Civil com "alguma esperança" de que a escola de Vale do Pereiro se manterá aberta, mas garantiu que, caso não seja alterada a decisão de encerramento, as acções de protesto vão continuar.
Considerando que o fecho da escola "não vem beneficiar os alunos, em termos de uma melhoria nas condições para o ensino e aprendizagem", o autarca alegou que a medida vai "obrigar as crianças a alterar os hábitos e horários, através de deslocações longas e desnecessárias".
Elsa Viola, da comissão de pais da escola de Vale do Pereiro, também se manifestou contra a "discriminação" da aldeia, localizada a cerca e 20 quilómetros da sede do concelho.
"Se uma escola vai ficar aberta (Santana do Campo), a outra também tem de ficar", disse a representante dos pais, acompanhada por encarregados de educação e outros familiares das crianças.
Contactada pela agência Lusa, a Governadora Civil de Évora confirmou o fecho, no próximo ano lectivo, da escola de Vale do Pereiro, enquanto a de Santana do Campo encerrará em 2008.
"Vão ser encerrados os dois estabelecimentos, só que o de Santana do Campo só fecha em 2008, porque a escola de acolhimento, em Arraiolos, está em obras", explicou Fernanda Ramos.
Apesar da calor que se faz sentir em Évora, a vigília prolongou-se por cerca de duas horas no Jardim Diana, fronteiriço ao edifício do Governo Civil, no centro da cidade.

0 Responses to “Crianças de Arraiolos navegam na "web" para protestar contra fecho de escola”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML