Faro: Professores de Matemática do 1º e 2º ciclo discutem como mudar atitude dos jovens face à disciplina
0 Comments Published by . on quinta-feira, julho 12, 2007 at 2:16 da tarde.
Cerca de 250 professores de Matemática do 1º e 2º ciclos reuniram-se hoje na Universidade do Algarve (UAlg), em Faro, com o objectivo de discutir como mudar a atitude dos alunos relativamente à Matemática.
Os professores reuniram também para partilhar experiências e reflectirem sobre as actividades desenvolvidas ao longo do último ano lectivo.
"O encontro não tinha propriamente como objectivo tirar conclusões, mas sim trocar experiências, tendo por base as actividades realizadas com os alunos nas salas de aulas e as temáticas dos programas do 1º e 2º ciclos", explicou Luciano Veia, o coordenador do Programa, à Agência Lusa.
O docente da UAlg precisou que um dos principais objectivos desta iniciativa é permitir "dar bases aos professores para que haja uma mudança de atitude dos alunos relativamente à Matemática".
"A ideia que os professores dão é a de que os alunos têm agora uma atitude de maior disponibilidade e interesse para as questões da Matemática", acrescentou Luciano Veia.
Os "professores formandos dividiram-se em grupos e foram feitas 36 comunicações sobre actividades realizadas com os alunos nas salas de aulas", precisou.
O seminário de reflexão sobre as práticas, promovido pela ESE no âmbito do seu Programa de Formação Contínua em Matemática, envolveu uma conferência da professora Ana Paula Carvalho, da Universidade de Évora, sobre o tema 'Ser professor de Matemática: um desafio permanente' e uma comunicação da equipa formadora da ESE/UAlg sobre 'Geometria e Medida: um desafio permanente".
O programa de Formação Contínua em Matemática foi lançado no ano lectivo de 2005/06, ao abrigo de um despacho dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e este ano contou com cerca de 250 professores do 1º e 2º ciclos, que dão aulas a 5.011 alunos do Algarve, refere um documento da UAlg.
Luciano Veia acrescenta que "neste momento, e quando decorre o processo de selecção e formação de turmas para o próximo ano lectivo, de 2007/08, já estão inscritos 446 professores do 1º e do 2º ciclos a leccionar no Algarve".
Os professores reuniram também para partilhar experiências e reflectirem sobre as actividades desenvolvidas ao longo do último ano lectivo.
"O encontro não tinha propriamente como objectivo tirar conclusões, mas sim trocar experiências, tendo por base as actividades realizadas com os alunos nas salas de aulas e as temáticas dos programas do 1º e 2º ciclos", explicou Luciano Veia, o coordenador do Programa, à Agência Lusa.
O docente da UAlg precisou que um dos principais objectivos desta iniciativa é permitir "dar bases aos professores para que haja uma mudança de atitude dos alunos relativamente à Matemática".
"A ideia que os professores dão é a de que os alunos têm agora uma atitude de maior disponibilidade e interesse para as questões da Matemática", acrescentou Luciano Veia.
Os "professores formandos dividiram-se em grupos e foram feitas 36 comunicações sobre actividades realizadas com os alunos nas salas de aulas", precisou.
O seminário de reflexão sobre as práticas, promovido pela ESE no âmbito do seu Programa de Formação Contínua em Matemática, envolveu uma conferência da professora Ana Paula Carvalho, da Universidade de Évora, sobre o tema 'Ser professor de Matemática: um desafio permanente' e uma comunicação da equipa formadora da ESE/UAlg sobre 'Geometria e Medida: um desafio permanente".
O programa de Formação Contínua em Matemática foi lançado no ano lectivo de 2005/06, ao abrigo de um despacho dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e este ano contou com cerca de 250 professores do 1º e 2º ciclos, que dão aulas a 5.011 alunos do Algarve, refere um documento da UAlg.
Luciano Veia acrescenta que "neste momento, e quando decorre o processo de selecção e formação de turmas para o próximo ano lectivo, de 2007/08, já estão inscritos 446 professores do 1º e do 2º ciclos a leccionar no Algarve".
0 Responses to “Faro: Professores de Matemática do 1º e 2º ciclo discutem como mudar atitude dos jovens face à disciplina”