Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


"Bolonha conduz a uma elitização"

O PCP considera que o Processo de Bolonha conduzirá à elitização e à mercantilização do ensino e assegurou que "tudo fará" para defender uma verdadeira reforma do Superior.
Em conferência de Imprensa, a Comissão Política do PCP defendeu a revogação da actual lei do financiamento do Ensino Superior e a aprovação de novas re- gras contidas num novo diploma legal, sem recurso ao pagamento de propinas e onde os níveis de financiamento sejam os adequados a um ensino e uma investigação de qualidade.
Para o PCP, os dois objectivos "óbvios mas não declarados" do Processo de Bolonha são a elitização económica e a privatização progressiva do ensino superior público.
O partido sustenta que quem concluir o primeiro ciclo de estudos (correspondente à licenciatura), que "serão aqueles com menos poder económico", terão acesso apenas aos conhecimentos técnicos básicos, ficando para os que têm poder económico o acesso à formação avançada, à cultura e à ciência.

Perigo de precarização
Os comunistas consideram assim que este é um processo que visa uma profunda transformação das qualificações académicas e profissionais, cujos objectivos reais são o encurtamento das frequências escolares para massas e a selecção dos estudantes com melhor desempenho para as grandes escolas europeias.
Deste modo acabarão as carreiras estáveis, dando-se lugar à precarização do trabalho e à perda de direitos, em paralelo com a produção acelerada de uma elite de gestores, investigadores e quadros técnicos altamente remunerados, afirmou Jorge Pires, responsável no PCP pela Educação. E acrescentou, citado pela Lusa, que o resultado desta política será o crescente aumento do "exército de desempregados" licenciados.

0 Responses to “"Bolonha conduz a uma elitização"”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML