Obesidade infantil resulta dos maus alimentos dados pelos pais
0 Comments Published by . on segunda-feira, outubro 16, 2006 at 4:11 da tarde.Um terço das crianças em Portugal sofre de obesidade. Pior do que nós, na União Europeia, só a Espanha. Vítimas de uma alimentação errada, que lhes é dada pelos pais, cresce o número de observados nas consultas de Obesidade Infantil, revela a Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal. Hoje, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, diversas iniciativas centram-se no combate à gordura que ameaça a saúde de cerca de 600 mil menores em Portugal.
O consumo em excesso de refrigerantes, rebuçados, chocolates, pizzas, batatas fritas ou hambúrgueres propicia doenças como a diabetes, apneia do sono, problemas cardíacos e de articulações.
A epidemia da obesidade afecta já cerca de 14 milhões de menores na União Europeia, pelo que as autoridades de saúde desenvolvem esforços para que a venda de refrescos e bolos seja retirada dos refeitórios das escolas – e, ao mesmo tempo, seja incentivado o consumo de legumes e frutas.
Em Portugal, o Ministério da Educação disponibilizou uma brochura com o título ‘Educação Alimentar em Meio Escolar’, em que esclarece os jovens sobre as boas práticas na alimentação. Contudo, permanecem à venda nos refeitórios alimentos com elevados teores de sal, açúcar e gordura, que são subsidiados em 30 por cento pelo Estado.
Para ensinar pais e filhos sobre os alimentos que devem comer, o Banco Alimentar Contra a Fome propôs às escolas que hoje sejam realizadas acções de sensibilização.
Por sua vez, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) estabeleceu para hoje um programa dirigido a crianças entre os sete e os 12 anos. O programa ‘5 ao dia’ visa promover o consumo diário de, pelo menos, cinco frutos, legumes e verduras e será distribuído, numa primeira fase, nas escolas do Ensino Básico do distrito de Lisboa.
No dia em que são comemorados os 61 anos da fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares distribui três mil prospectos onde alerta para a obesidade infantil e recomenda soluções.
A Direcção-Geral de Saúde promove em cada fim-de-semana, até ao fim deste mês, acções de sensibilização para o problema da obesidade infanto-juvenil. Técnicos especializados farão a avaliação do índice de massa corporal das crianças e jovens, sendo posteriormente facultado aconselhamento e orientação. Lisboa, Faro, Évora e Setúbal serão as próximas cidades a receber tendas da autoridade de saúde onde técnicos especializados realizam o rastreio aos menores.
AVEIRO ESTREIA ESTERILIZAÇÃO
A Universidade de Aveiro (UA) assinala hoje o Dia Mundial da Alimentação com a entrada em funcionamento de um equipamento único no País para pasteurização e esterilização de alimentos a alta pressão. Este sistema permite esterilizar e pasteurizar alimentos a frio, mantendo as suas qualidades nutricionais, cheiro e sabor.
O novo equipamento, que se destina a estudos de conservação por congelação assistida ou induzida por alta pressão, pode dar origem a uma nova geração de alimentos esterilizados, com qualidade superior aos actuais.
O Departamento de Química Orgânica da UA coopera, neste projecto de investigação, com 23 instituições da América Latina, Estados Unidos e Espanha.
SABER COMER MELHOR
PEIXE
O Instituto das Pescas e do Mar divulgou ontem que o Algarve vai passar a produzir, no próximo mês, 80 toneladas de peixe (sargos e douradas) criado em jaulas. A estação de produção está localizada em alto mar, frente à ilha da Armona, em Faro.
ORTOREXIA
Ortorexia é a obsessão por alimentos saudáveis. A doença pode provocar importantes distúrbios. Segundo a Associação Portuguesa de Nutrição, uma pessoa comer só bróculos, durante uma semana, após ingerir um bolo é um exemplo dos distúrbios.
CIÊNCIA
Margarida Guerreiro, investigadora do Departamento de Botânica e Engenharia Biológica do Instituto Superior de Agronomia, estuda a gastronomia molecular em que, com recurso a fenómenos físicos e químicos, surge, por exemplo, gelatina quente.
0 Responses to “Obesidade infantil resulta dos maus alimentos dados pelos pais”