Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Professores podem fazer vários dias de greve contra políticas do Ministério da Educação

O Sindicato dos Professores da Região Centro avisou hoje que os docentes podem avançar para vários dias de greve contra as políticas do Ministério da Educação, nomeadamente a proposta de alteração do Estatuto de Carreira Docente, caso a tutela "não arrepie caminho".
No decurso de uma reunião que hoje juntou em Viseu dirigentes sindicais de toda a Região Centro, Mário Nogueira, coordenador do sindicato, garantiu que os professores vão lutar com determinação contra as políticas do Ministério da Educação.
Além de várias iniciativas já marcadas para Setembro e Outubro, muitas em conjunto com outros sindicatos de professores, Mário Nogueira adiantou que a realização de greves é uma certeza caso o Ministério da Educação "não arrepie caminho".
"Ainda não temos datas de greves marcadas, mas vamos fazê-las, a manter-se esta indisponibilidade negocial do Ministério da Educação. E não vai ser um, dois ou três dias", afirmou Mário Nogueira.
O coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro explicou que os docentes vão aguardar para ver "qual é a disponibilidade do Ministério da Educação para o futuro da negociação", prevendo que, se continuar como até aqui, as greves possam ocorrer entre os dias 5 (Dia Mundial dos Professores) e 25 de Outubro (dia da última reunião negocial).
"Em condições excepcionais, poderão ser antes, se entretanto ainda mais alguma coisa for agravada da parte do ministério", acrescentou o sindicalista.
Contudo, o desejo dos dirigentes sindicais é que as greves e as outras iniciativas agendadas "não tenham que ser feitas. Era sinal de que o Ministério da Educação tinha arrepiado caminho, alterado a sua posição inflexível em relação às matérias que têm estado em cima da mesa das negociações", disse também Mário Nogueira.
"Se este Governo e este Ministério da Educação querem luta vão tê-la, e de uma maneira que nunca tiveram", referiu ainda Mário Nogueira.
Para amanhã, o Sindicato dos Professores da Região Centro tem marcados plenários de delegados sindicais, aos quais se segue a participação em várias iniciativas conjuntas com outros sindicatos de professores.
No dia 11, o sindicato participa em Lisboa na "abertura solene do ano lectivo" e, no dia 15, no "dia nacional de luto dos professores portugueses".
A 5 de Outubro, Dia Mundial dos Professores, realiza-se em Lisboa a "marcha nacional por uma escola e um ensino de qualidade" e, no dia 12 do mesmo mês, aquele sindicato integra a jornada nacional de protesto promovida pela CGTP.

0 Responses to “Professores podem fazer vários dias de greve contra políticas do Ministério da Educação”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML