Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Professores de Matemática preocupados com resultados "desastrosos" nos exames do 12º ano

A Associação de Professores de Matemática (APM) considerou hoje "preocupante" a percentagem de negativas nos exames nacionais do 12º ano à disciplina, que ultrapassou os 80 por cento, salientando que é insuficiente a carga horária dedicada à cadeira.
Mais de oito em cada dez alunos tiveram negativa no exame de Matemática relativo ao programa antigo, enquanto na prova referente ao programa novo a taxa de chumbos atingiu os 71,1 por cento.
Dos 11.543 estudantes que a 27 de Junho realizaram o exame de Matemática, 9433 (81,7 por cento) chumbaram na prova, tendo igualmente reprovado mais de 28 mil dos 40 mil que fizeram o exame referente ao programa novo.
"Os dados são preocupantes e revelam que a Matemática é um problema que está por resolver há muito tempo", disse Joaquim Félix, da APM, ressalvando que o "número significativo" de alunos externos, que não frequentaram as aulas da disciplina durante o ano lectivo, contribuiu para estes resultados.
"A Matemática é das disciplinas em que é maior a percentagem de alunos externos. Muitos arrastam-se há anos no secundário só para acabarem Matemática".
O número elevado de disciplinas no Ensino Secundário, a dispersão de conteúdos e o tipo de trabalho realizado com os alunos são alguns dos factores apontados por Joaquim Félix para explicar a "razia" dos resultados.
"O novo programa de Matemática, introduzido em 2004, previa uma maior carga horária e o desdobramento de turmas, o que permitiria um trabalho mais eficaz com os alunos, mas isso acabou por não acontecer", criticou.
Além dos dois exames da disciplina realizados no 12º ano, que tiveram o mesmo enunciado, a APM considera igualmente "desastrosos" os resultados alcançados pelos alunos nas provas de Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais, cadeiras introduzidas na última reforma curricular e optativas para os alunos do 11º ano que frequentam, respectivamente, os cursos de Artes Visuais e Ciências Sociais e Humanas.
Quase 58 por cento dos 4643 estudantes que fizeram o exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais tiveram negativa, o mesmo acontecendo com 1160 dos 1443 alunos (80,4 por cento) que testaram conhecimentos a Matemática B.
"As novas disciplinas de Matemática do 11º ano tiveram resultados desastrosos e foram as que mais frustraram as expectativas dos professores", lamentou o responsável da APM, considerando que "as provas não estavam adequadas ao trabalho realizado com os alunos durante o ano lectivo".
Logo após a realização dos exames da primeira fase, a associação teceu duras críticas aos enunciados, considerando que as provas seriam responsáveis "por resultados desastrosos" e iriam "contribuir para todos os adjectivos calamitosos" que acabaram por ocupar "as primeiras páginas dos jornais".
"Incompreensíveis e sem fundamento" foi, no entanto, a forma como o Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação classificou, na altura, as críticas feitas pelos professores da disciplina.

0 Responses to “Professores de Matemática preocupados com resultados "desastrosos" nos exames do 12º ano”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML