Professores de Matemática preocupados com resultados "desastrosos" nos exames do 12º ano
0 Comments Published by . on sábado, setembro 16, 2006 at 6:30 da manhã.A Associação de Professores de Matemática (APM) considerou hoje "preocupante" a percentagem de negativas nos exames nacionais do 12º ano à disciplina, que ultrapassou os 80 por cento, salientando que é insuficiente a carga horária dedicada à cadeira.
Mais de oito em cada dez alunos tiveram negativa no exame de Matemática relativo ao programa antigo, enquanto na prova referente ao programa novo a taxa de chumbos atingiu os 71,1 por cento.
Dos 11.543 estudantes que a 27 de Junho realizaram o exame de Matemática, 9433 (81,7 por cento) chumbaram na prova, tendo igualmente reprovado mais de 28 mil dos 40 mil que fizeram o exame referente ao programa novo.
"Os dados são preocupantes e revelam que a Matemática é um problema que está por resolver há muito tempo", disse Joaquim Félix, da APM, ressalvando que o "número significativo" de alunos externos, que não frequentaram as aulas da disciplina durante o ano lectivo, contribuiu para estes resultados.
"A Matemática é das disciplinas em que é maior a percentagem de alunos externos. Muitos arrastam-se há anos no secundário só para acabarem Matemática".
O número elevado de disciplinas no Ensino Secundário, a dispersão de conteúdos e o tipo de trabalho realizado com os alunos são alguns dos factores apontados por Joaquim Félix para explicar a "razia" dos resultados.
"O novo programa de Matemática, introduzido em 2004, previa uma maior carga horária e o desdobramento de turmas, o que permitiria um trabalho mais eficaz com os alunos, mas isso acabou por não acontecer", criticou.
Além dos dois exames da disciplina realizados no 12º ano, que tiveram o mesmo enunciado, a APM considera igualmente "desastrosos" os resultados alcançados pelos alunos nas provas de Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais, cadeiras introduzidas na última reforma curricular e optativas para os alunos do 11º ano que frequentam, respectivamente, os cursos de Artes Visuais e Ciências Sociais e Humanas.
Quase 58 por cento dos 4643 estudantes que fizeram o exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais tiveram negativa, o mesmo acontecendo com 1160 dos 1443 alunos (80,4 por cento) que testaram conhecimentos a Matemática B.
"As novas disciplinas de Matemática do 11º ano tiveram resultados desastrosos e foram as que mais frustraram as expectativas dos professores", lamentou o responsável da APM, considerando que "as provas não estavam adequadas ao trabalho realizado com os alunos durante o ano lectivo".
Logo após a realização dos exames da primeira fase, a associação teceu duras críticas aos enunciados, considerando que as provas seriam responsáveis "por resultados desastrosos" e iriam "contribuir para todos os adjectivos calamitosos" que acabaram por ocupar "as primeiras páginas dos jornais".
"Incompreensíveis e sem fundamento" foi, no entanto, a forma como o Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação classificou, na altura, as críticas feitas pelos professores da disciplina.
0 Responses to “Professores de Matemática preocupados com resultados "desastrosos" nos exames do 12º ano”