37 mil "chumbos" no exame de Matemática
0 Comments Published by . on sábado, setembro 16, 2006 at 1:33 da manhã.
Mais de oito em cada dez alunos do 12.º ano tiveram negativa no exame nacional de Matemática relativo ao programa antigo, enquanto na prova referente ao programa novo a taxa de chumbos atingiu os 71,1 por %.
Segundo dados a que a agência Lusa teve acesso, mais de metade dos estudantes chumbaram em 21 dos 58 exames realizados na primeira fase, com taxas de reprovação nas provas que ultrapassam os 70 por cento em várias disciplinas, embora o documento não refira quais.
A "razia" nos resultados comprometeu a candidatura ao ensino superior para muitos milhares de estudantes, já que, desde 2005, nenhum aluno pode concorrer às universidades com menos de 9,5 valores nos exames que servem de provas de ingresso.
De acordo com o documento, 9.433 dos 11.543 (81,7 %) estudantes que a 27 de Junho realizaram o exame de Matemática chumbaram na prova, tendo igualmente reprovado mais de 28 mil dos 40 mil que fizeram o exame referente ao programa novo. Um total de mais de 37 mil "chumbos".
Os dois exames de Matemática, que tiveram o mesmo enunciado, integram a lista das 21 provas em que a percentagem de negativas ultrapassou os 50 %, entre as quais os polémicos exames relativos aos programas novos de Física e Química.
"Preocupante". É este o comentário da Associação de Professores de Matemática (APM) quando confrontada com estes dados, aproveitando para defender uma maior carga horária para a cadeira. "Os dados revelam que a Matemática é um problema que está por resolver há muito tempo", disse à Lusa Joaquim Félix, da APM, ressalvando que o "número significativo" de alunos externos, que não frequentaram as aulas durante o ano, contribuiu para estes resultados. O número elevado de disciplinas no Secundário, a dispersão de conteúdos e o tipo de trabalho realizado são alguns dos factores apontados por Joaquim Félix para explicar a "razia" das notas.
Segundo dados a que a agência Lusa teve acesso, mais de metade dos estudantes chumbaram em 21 dos 58 exames realizados na primeira fase, com taxas de reprovação nas provas que ultrapassam os 70 por cento em várias disciplinas, embora o documento não refira quais.
A "razia" nos resultados comprometeu a candidatura ao ensino superior para muitos milhares de estudantes, já que, desde 2005, nenhum aluno pode concorrer às universidades com menos de 9,5 valores nos exames que servem de provas de ingresso.
De acordo com o documento, 9.433 dos 11.543 (81,7 %) estudantes que a 27 de Junho realizaram o exame de Matemática chumbaram na prova, tendo igualmente reprovado mais de 28 mil dos 40 mil que fizeram o exame referente ao programa novo. Um total de mais de 37 mil "chumbos".
Os dois exames de Matemática, que tiveram o mesmo enunciado, integram a lista das 21 provas em que a percentagem de negativas ultrapassou os 50 %, entre as quais os polémicos exames relativos aos programas novos de Física e Química.
"Preocupante". É este o comentário da Associação de Professores de Matemática (APM) quando confrontada com estes dados, aproveitando para defender uma maior carga horária para a cadeira. "Os dados revelam que a Matemática é um problema que está por resolver há muito tempo", disse à Lusa Joaquim Félix, da APM, ressalvando que o "número significativo" de alunos externos, que não frequentaram as aulas durante o ano, contribuiu para estes resultados. O número elevado de disciplinas no Secundário, a dispersão de conteúdos e o tipo de trabalho realizado são alguns dos factores apontados por Joaquim Félix para explicar a "razia" das notas.
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