Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Medicina baixa a média mas continua acima dos 17


Uma queda generalizada das médias de acesso aos cursos de Medicina marcou a primeira fase de colocações do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, cujos resultados estão disponíveis, desde as 8 horas de hoje, na Internet. As listas serão afixadas depois de amanhã nas escolas. Naquele que continua a ser o curso universitário mais ambicionado, a média mais alta pertence à Faculdade de Medicina de Braga, com 18,3 valores. De resto, nesta primeira fase de acesso, 86% dos candidatos conseguiram uma vaga, sendo que 61% ficaram colocados no curso e estabelecimento da sua primeira escolha.
Anualmente, aquando da publicação dos resultados do acesso ao Ensino Superior, a primeira atenção vai para as médias obtidas em Medicina, não fosse este o curso mais ambicionado. Este ano, graças ao incremento do número de vagas, as médias do último colocado desceram substancialmente. Se, no ano passado, variaram entre os 18,18 e os 18,68 valores, este ano ficam-se pelo intervalo compreendido entre os 17,63 (Universidade da Madeira) e os 18,3 valores (Universidade do Minho). O aumento das vagas neste curso fez melhorar a relação candidato/vaga, tendo passado de 2,7 para 2,4 candidatos por lugar.Acima dos 18 valores, estiveram, além da Universidade do Minho, os cursos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (18,15 valores) e da Faculdade de Medicina do Porto (18 valores).
Ainda no campo dos cursos de saúde, Enfermagem continua também a registar médias de entrada elevadas. As mínimas mais altas couberam às escolas superiores de Enfermagem do S.João (16,8 valores) e Calouste Gulbenkian de Lisboa (16,76 valores)
Arquitectura continua a ser outro dos cursos muito ambicionados, o que contribui para classificações altas dos últimos alunos admitidos 18,1 e 17,65 valores são os valores mais altos registados, respectivamente, em "Arquitectura" do Porto e Lisboa.
Médias igualmente elevadas dão acesso a cursos relacionados com a Comunicação Social. Aqui, foi o curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto que acolheu a média mais alta 15,98 valores.
Quanto aos cursos de Direito, foi na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa que se registou a média do último colocado mais alta 14,98 valores, num total de 100 vagas. Seguiu-se a Faculdade de Direito do Porto, com 14,78 valores, para 150 vagas. A Faculdade de Coimbra foi a que ofereceu o maior número de lugares (330 vagas), tendo o último colocado a média de 12,93 valores.
No final desta primeira fase de colocações no Ensino Superior, ficaram colocados 34860 estudantes, 59% dos quais no ensino universitário e 41% no ensino politécnico. Por colocar estão, ainda, 5661 candidatos.
Estão ainda disponíveis 11687 vagas, a utilizar na segunda fase do concurso, as quais se repartem entre o ensino universitário (5234 vagas, 45%) e o ensino politécnico (6453 vagas, 55%).
Os candidatos não colocados poderão concorrer à segunda fase do concurso de ingresso, que se inicia já depois de amanhã, decorrendo até ao dia 22.

0 Responses to “Medicina baixa a média mas continua acima dos 17”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML