Professoras Desesperadas

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Portugueses conquistam medalhas na Física

Alunos portugueses do 12.º ano obtiveram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa na 37.ª Olimpíada da Física, que se realizou em Singapura, de 8 a 17 de Julho.
Flávio Coelho, do Colégio Luso-Francês (Porto) e Rui Barbosa, da Escola Secundária Carlos Amarante (Braga) foram os alunos que conseguiram as medalhas de bronze na competição anual. A menção honrosa coube a André França, da Escola Secundária Emídio Navarro (Almada).
Fizeram ainda parte da delegação nacional João Baptista, também da Escola Secundária Carlos Amarante (Braga) e Leonardo Novo, da Escola Secundária da Maia.
A Olimpíada Internacional de Física é uma competição para estudantes pré-universitários, com uma prova teórica e outra experimental. Este ano participaram concorrentes de 93 países, um número recorde.
O vencedor absoluto foi um estudante da Indonésia.
Os portugueses foram escolhidos entre os vencedores da edição nacional das Olimpíadas de Física de 2005. Os seleccionados foram depois sujeitos a sessões de treino no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

EXAMES DESMENTIDOS
Com um grau de dificuldade classificado, pelos professores que acompanharam a equipa, como “muito superior ao dos exames nacionais do 12.º ano”, os representantes portugueses desmentiram o desaire da maioria dos seus colegas nas provas de acesso, em que os resultados de Física foram tão fracos (média de 6,9 valores, numa escala de 0 a 20) que o Ministério da Educação permitiu a repetição dos testes. As notas de Física só ficaram acima da média de Matemática (5,9 valores).
Segundo os professores José Paixão e Fernando Nogueira, líderes da equipa nacional, as duas medalhas de bronze e a menção honrosa “premiaram o talento e a capacidade de trabalho” dos alunos portugueses, em especial na prova experimental.
Esta foi a melhor classificação de sempre de uma equipa portuguesa na competição, traduzindo, segundo os professores, “a evolução positiva dos melhores estudantes portugueses, que atingem um bom padrão internacional”.
Porém, ressalvam: “O mesmo não se passa com o nível médio dos alunos nacionais.”

COMPETIÇÕES
PARA O ANO É NO IRÃO
Nos passados dias 9 e 10 de Junho, decorreu no Porto a fase final das Olimpíadas Nacionais de Física 2006. Os vencedores serão seleccionados para a próxima Olimpíada Internacional que se realizará no Irão, em Julho de 2007.

IBERO-AMERICANA
Caberá a Portugal organizar a próxima Olimpíada Ibero-Americana de Física, entre 23 e 30 de Setembro deste ano, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A Olimpíada Ibero- -Americana de Física é uma competição semelhante à Olimpíada Internacional, reduzida aos países da Organização de Estados Ibero-Americanos.

REGIONAIS
Os participantes na final da Olimpíada Nacional de Física são antes submetidos a competições regionais, distribuídas por Coimbra, Lisboa e Porto.

0 Responses to “Portugueses conquistam medalhas na Física”

Enviar um comentário

Search

Sugestão

Calendário


Internacional

eXTReMe Tracker BloGalaxia

Powered by Blogger


Which Muskehound are you?
>

XML